Trabalhadores da educação entram na etapa conclusiva da profissionalização em TDI

Ao todo serão 265 formandos em todos os três municípios, Peixoto de Azevedo, Lucas do Rio Verde e o polo de Ribeirão Cascalheira que reúne Canarana e Água Boa

Publicado: 18/10/2022 15:56 | Última modificação: 18/10/2022 15:56

Reprodução

O curso de qualificação, nos moldes do Profuncionário, para Técnicos/as em Desenvolvimento Infantil (TDI’s), ofertado pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) em parceria com as prefeituras de Peixoto de Azevedo, Lucas do Rio Verde e polo de Ribeirão Cascalheira (que incluí Água Boa e Canarana) entra na etapa final, após dois anos, com cerca de 265 cursistas, sendo 65 formandos no polo de Ribeirão Cascalheira.

O projeto proposto pelo Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) e ofertado pelo IFMT é precursor no país para o segmento. Domingo (16/10), ocorreu mais um Seminário Integrador, etapa conclusiva, com a mostra de trabalhos dos cursistas do polo de Ribeirão Cascalheira. Na semana anterior houve a conclusão dos trabalhos em Peixoto de Azevedo com total de 50 participantes, e há previsão para que ocorra o último Seminário em Lucas do Rio Verde esta semana.

Divulgação
Turma de cursistas do Profuncionário TDI do polo de Ribeirão Cascalheira

O Seminário de Ribeirão Cascalheira teve a participação do presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, que destacou a riqueza com que foram feitas as discussões e a apresentação dos trabalhos, substanciados em conteúdo e abordagem. “Parabéns aos e às cursistas que concluíram essa etapa importante de profissionalização”, destacou.

Leia mais: Profuncionário para TDI’s entra na etapa final com Seminários Integradores

A coordenadora do curso pelo Instituto Federal de Mato Grosso, Maria Anunciata Fernandes, relata que a qualificação possibilita compartilhar vivências importantes e significativas para todos os envolvidos.

Divulga
Secretário de Funcionários do Sintep-MT. Klebis Marciano, e a secretária de Educação de Ribeirão Cascalheira, Osmarina dos Santos, comemoram  a qualificação pioneira para TDI's, em MT

O secretário de Funcionários do Sintep-MT, Klebis Marciano, destacou a qualidade dos trabalhos produzidos, conversou com cada grupo participante e elencou a importância de que a mostra seja levada para as escolas e desenvolver nas escolas os trabalhos e socializar os projetos com os demais trabalhadores dos CEMEI’s (Centros Municipais de Educação Infantil).

Para a presidente da subsede do Sintep/Ribeirão Cascalheira, Ana Lúcia Antônia, a profissionalização foi uma conquista das trabalhadoras. “Por mais que algumas delas tenham formação superior em áreas da educação, a qualificação não dialoga com o enquadramento na carreira, por isso a necessidade da formação específica que assegura inclusive a valorização profissional”, relata a dirigente.

Presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, compõe mesa do Seminário Integrador do IFMT, parabeniza o trabalho da instituição e os cursista pelos resultados

“Tínhamos que ter esse reconhecimento, uma luta sindical que tenho aqui desde 1999, agora queremos avançar no curso superior específico para funcionários de escola. Essa etapa final me deixou cheia de orgulho, porque é muito bom a gente lutar e ver uma vitória tão grande quanto essa, no momento em que estamos”, destacou.

A técnica em desenvolvimento infantil, Antonizete Pereira da Silva, aguardou com ansiedade o Seminário, pois sinalizava mais uma etapa vencida. “O curso técnico é muito importante para nosso trabalho, valoriza e nos coloca em outro patamar, tanto profissional como também salarial”, relatou. A funcionária que é graduada em pedagogia, acredita que apesar da formação superior, agora profissionalizada como técnica na função que exerce, agrega mais conhecimento para passar as crianças que atende. Para ela, a conquista é fruto do esforço coletivo e da atuação sindical. “Sou muito grata”, destacou.

Divulgação
Seminário Integrador do IFMT, etapa conclusiva da formação, realiza mostra e apresentação dos trabalhos desenvolvidos por estudantes

O curso no polo de Ribeirão Cascalheira reuniu cerca de 65 cursistas, somando os TDI’s de Água Boa e Canarana. Estiveram presentes membros do Instituto Federal de Mato Grosso; a prefeita Luzia Nunes Brandão, e secretária Municipal de Educação Osmarina Vieira dos Santos; e, a coordenadora do curso, professora Maria Esperança Soares Cavalcante.