Profuncionário para TDI’s entra na etapa final com Seminários Integradores

Os três municípios que participam da formação: Peixoto de Azevedo, Lucas do Rio Verde e no polo de Ribeirão Cascalheira, que integra Água Boa e Canarana, realizam Seminários Integradores na etapa conclusiva

Publicado: 14/10/2022 18:07 | Última modificação: 14/10/2022 18:07

IFMT
Seminário Integrador realizado pelo IFMT em Peixoto de Azevedo, com a presença do diretor regional do Sintep-MT, Fernando Alves

Neste domingo (16/10), o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), Valdeir Pereira, e o secretário de Funcionários do Sintep-MT, Klebis Marciano, participam em Ribeirão Cascalheira (900 km da capital), da última etapa do Profuncionário voltado para Técnicos em Desenvolvimento Infantil (TDI), realizada pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). O Seminário Integrador, como é denominada a atividade, apresenta trabalhos com diversos temas, em que demonstram atividades e brinquedos pedagógicos desenvolvidos no curso.

Dos municípios que realizam a formação dos TDI's, Peixoto de Azevedo já realizou o Seminário,no dia 9 de outubro. O próximo a concluir a última etapa do Profuncionário para esse segmento, será Lucas do Rio Verde, na próxima semana.

Klebis Marciano, secretário de Funcionários do Sintep-MT

Para o dirigente do Sintep-MT, Klebis Marciano, é um sonho realizado. Conforme ele, a formação dos TDI’s que recebe diversas nomenclatura pelo Brasil, “é um sonho muito grande de várias pessoas não só de Mato Grosso, mas do Brasil", afirma.

Segundo Klebis, a iniciativa foi abraçada pelo IFMT, que mesmo sem recursos próprios, devido ao curso não estar no catálogo nacional, deu prosseguimento ao projeto, executando desde a elaboração do material. “aceitaram o desafio de criar a formação a partir do projeto pedagógico do curso (PPC), até a oferta", comemora.

Reuniões realizadas entre o Sintep-MT, IFMT e municípios para implantação do projeto de Profuncionário para TDI's

O curso foi concretizado com recursos viabilizados por meio de parcerias financeiras com as prefeituras, que tiveram o compromisso com o investimento nos funcionários. Das 18 prefeituras que mostraram interesse apenas cinco mantiveram o programa: Peixoto de Azevedo, Lucas do Rio Verde, Ribeirão Cascalheira, esta ampliou a parceria com os municípios de Canarana e Água Boa.

A diretora do Centro de Referência de Educação a Distância (CREaD), do IFMT, professora Larissa Mendes, enfatizou durante a realização do Seminário em Peixoto de Azevedo, dia 9, a necessidade de expandir ainda mais a Educação a Distância e informou que está sendo aprovado um projeto para ofertar até 2700 vagas em 4 cursos do Profuncionário em 2023.