Apresentação

Compartilhe

QUEM SOMOS
 
O SINTEP-MT, Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso, filiado a Confederação Nacional dos Trabalhadores - CNTE e a Central Única dos Trabalhadores - CUT, representa todos os profissionais da educação básica pública de Mato Grosso, da ativa e aposentados/as em âmbitos estadual e municipal. 
O SINTEP-MT é um dos maiores sindicatos de Mato Grosso e participa ativamente de todas as lutas de interesse da classe trabalhadora, em especial as da educação. Está presente em 141 municípios do Estado e possui cerca de 25 mil filiados/as.
 
DIRETORIA CENTRAL
 
A Diretoria Central do SINTEP/MT é o órgão de direção do sindicato, composto no mínimo por dezenove membros nos respectivos cargos executivos eleitos por voto direto e universal de todos os sindicalizados no gozo de seus direitos, mais os Delegados Sindicais Regionais. As decisões da Diretoria Central são coletivas e seus membros não poderão deliberar isoladamente, cabendo-lhes executar as deliberações tomadas por maioria simples e as atribuições estatutárias. Sua responsabilidade e de cumprir e fazer cumprir as decisões do Congresso Estadual, Assembleia Geral, Conselho de Representantes e da própria Diretoria Central.
 
PÓLO SINDICAL REGIONAL
 
O pólo Sindical Regional é uma CIRCUNSCRIÇAO que compreende mais de uma subsede, a cujo serviço os sindicalizados da região elegem por voto direto e secreto um DELEGADO SINDICAL REGIONAL com mandato concomitante aos membros da Diretoria Central. É de competência do delegado fortalecer a comunicação com a subsede, estimular as mobilizações na região e assessorar as Diretorias da subsede realizando trabalho articulado com a Direção Central.
 
SÃO 15 PÓLOS REGIONAIS SINDICAIS:
 
1. PÓLO OESTE I
Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimaraes, Cuiabá, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Santo Antônio do Leverger, Várzea Grande.
 
2. PÓLO OESTE II
Araputanga, Cáceres, Curvelândia. Figueirópolis do Oeste, Glória do Oeste, Indiavaí, Lambari do Oeste, Mirassol do Oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu, São José dos Quatro Marcos.
 
3. PÓLO OESTE III
Campos de Júlio, Comodoro, Conquista D'Oeste, Jauru, Nova Lacerda, Pontes e Lacerda, Vale do são Domingos. Vila Bela da Santíssima Trindade.
 
4. PÓLO NORTÃO I
Colíder, Guarantã do Norte, Itaúba, Marcelândia, Matupá, Nova Guarita, Nova Santa Helena. Novo Mundo, Peixoto de Azevedo, Terra Nova do Norte.
 
5. PÓLO NORTAO II
Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Nova Bandeirante. Nova Monte Verde, Paranaíta, Nova Canaã do Norte.
 
6. PÓLO NORTAO III
Cláudia, Feliz Natal, Lucas do Rio Verde, Nova Ubiratam.Santa Carmem, Sinop, Sorriso, União do Sul, Vera.
 
7. PÓLO NORTAO IV
Ipiranga do Norte, Itanhangá, Juara, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos, Tabapora, Tapurah.
 
8. PÓLO NOROESTE
Aripuanã, Brasnorte, Castanheira, Colniza.Cotriguaçu, Juína, Juruena, Rondolândia.
 
9. PÓLO MÉDIO NORTE I
Arenápolis, Barra do Bugres, Campo Novo do Parecis, Denise, Nortelândia, Nova Marilândia, Nova Olímpia, Porto Estrela, Santo Afonso, Sapezal, Tangará da Serra.
 
10. PÓLO MÉDIO NORTE II
Alto Paraguai, Diamantino, Nobres, Nova Maringá, Nova Mutum, Rosário Oeste, Santa Rita do Trivelato, são José do Rio Claro.
 
11. PÓLO LESTE I
Araguaiana, Araguainha, Barra do Garças, General Carneiro, Novo São Joaquim, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Ribeiraozinho, Santo Antônio do Leste, Torixoréu.
 
12. PÓLO LESTE II
Água Boa, Campinápolis, Canarana, Cocalinho, Gaúcha do Norte. Nova Nazaré, Nova Xavantina, Querência, Ribeirão Cascalheira.
 
13. PÓLO LESTE III
Alto Boa Vista, Bom Jesus do Araguaia. Canabrava do Norte, Confresa, Luciara, Novo Santo Antônio, Porto Alegre do Norte, Santa Cruz do Xingu, Santa Teresinha, São Félix do Araguaia, São José do Xingu, Serra Nova Dourada, Vila Rica.
 
14. PÓLO SUL I
Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari. Guiratinga, Itiquira, Pedra Preta, Rondonópolis, São José do Povo, Tesouro.
 
15. PÓLO SUL II
Campo Verde, Dom Aquino, Jaciara, Juscimeira, Nova Brasilândia, Paranatinga, Planalto da Serra. Poxoréu, Primavera do Leste, São Pedro da Cipa.
 
DIRETORIA LOCAL SUBSEDES
A subsede é a organização do SINTEP-MT em cada município. Toda subsede contará com uma diretoria local executiva, garantindo-se as funções de coordenação, secretaria e tesouraria. Possuem autonomia sindical e financeira subordinando-se a Assembleia Local e a um Conselho de Representantes de todas as Unidades Escolares Estaduais e Municipais.
 
CONGRESSO ESTADUAL
O Congresso Estadual Ordinário será convocado pela Direção do Sindicato ou por 1/5 dos sindicalizados e realizado a cada três anos.
 
ASSEMBLEIA GERAL
A Assembleia Geral é a instância máxima de deliberação exceto para as questões de competência do Congresso Estadual. É convocada pela Diretoria Central ou por 1/5 dos sindicalizados. Participam da ASSEMBLEIA GERAL todos os filiados do SINTEP-MT, quites financeiramente, com direito a voz e voto, dividindo soberamente sobre todos os assuntos, respeitando o Estatuto e as resoluções do Congresso Estadual.
 
CONSELHO REPRESENTANTES
O Conselho de Representantes do SINTEP-MT é composto pelos membros da Diretoria Central, pelos Delegados Sindical Regionais, por um membro eleito da Diretoria da cada Subsede e os eleitos em Assembleias Locais na proporção de um para cada cinquenta sindicalizados. É de competência do CONSELHO aprovar o Plano financeiro e de Trabalho, implementar as resoluções do Congresso e os Planos de luta, elaborar normas das eleições sindicais e eleger a Comissão Eleitoral e encaminhar as lutas da Categoria remetendo questões as Assembleias Gerais ou até convocando Congresso Extraordinário.
 
ASSEMBLEIAS REGIONAL SINDICAL
As Assembleias Regionais são convocadas pelo Delegado Sindical Regional ou por 2/3 das diretorias das Subsedes da região ou por 1/5 dos sindicalizados da região, tendo competência para deliberar sobre os interesses dos sindicalizados da região ou votar indicações a partir da região.
 
ASSEMBLEIAS SETORIAIS
Serão convocadas pela diretoria central ou por 1/5 dos sócios interessados por deliberação concernentes as lutas de fração setorizadas dos sindicalizados como aposentados, funcionários da educação, professores de determinada disciplina.
 
ASSEMBLEIAS MUNICIPAIS  
São instâncias máximas de deliberação de cada Subsede. Reúne todos os profissionais da educação para discutir e aprovar as reivindicações gerais a partir de cada município e fazer indicações de rumo para o movimento que deverão ser submetidas ao CONSELHO DE REPRESENTANTES e a ASSEMBLEIA GERAL.
 
CONS. REPRES. UNID. ESCOLARES
É a instância que reúne os Representantes das unidades escolares e a direção da subsede. Cabe ao Conselho de Representantes das Unidades Escolares encaminhar as questões discutidas em cada unidade escolar e submete-las a Assembleia Local.
 
REPRES. UNIDADES ESCOLARES
O representante da escola (R.U.E.S) é a ligação do SINTEP com a unidade escolar. Além de participar das atividades desenvolvidas pelo SINTEP, cabe ao R.U.E garantir que todas as reivindicações dos colegas sejam discutidas e encaminhadas as instâncias do SINTEP. A participação efetiva do R.U.E é fundamental para a democratização das relações na escola e com o sindicato.
 
A eleição do R.U.E deve ocorrer no início de cada ano letivo. Preferencialmente, deve ser eleito um representante por período de funcionamento da unidade escolar. E suas reuniões devem anteceder as Assembleias Locais.