Educadores de Jauru iniciam paralisação de quatro dias

Mobilização faz alerta, mas poderá se tornar greve, caso a Prefeitura descumpra a Lei Federal de recomposição salarial

Publicado: 10/03/2022 18:09 | Última modificação: 10/03/2022 18:09

Sintep/Jauru

O primeiro dia de paralisação dos profissionais da educação no município de Jauru (420 km a oeste da Capital de MT) registra 100% de adesão de professores e funcionários, ficando em atividade apenas o percentual legal (Lei n° 11.367/2021). A mobilização de quatro dias (10 e 11, 14 e 15/03), faz um alerta a administração municipal de que, se não houver cumprimento da lei do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN), a categoria para, por tempo indeterminado.

Desde o início de fevereiro a subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) Jauru, está em negociação com o prefeito a recomposição do PSPN. Estudos realizados no orçamento da educação municipal constataram que, com o aumento do repasse dos recursos do Fundeb, há viabilidade financeira para assegurar a recomposição do PSPN, que foi de 33,24%, conforme Lei Federal (nº 11.738/2008). No entanto, mesmo após audiência com o prefeito, a categoria não obteve o reajuste, que deverá ser retroativo ao mês de janeiro.

Leia aqui: Sintep/Jauru aguarda promessa de gestor para recomposição de 33,24% do PSPN

Mobilização dos profissionais da educação nas ruas de Jauru

Na manhã desta quinta-feira (10) a categoria realizou passeata pelas principais avenidas do município, distribuindo panfletos onde esclarecem a população os motivos da paralisação. Conforme a presidente da subsede do Sintep/Jauru, Eurides Souza Ramos, foram feitos esclarecimentos aos pais sobre a situação dos educadores, e muitos manifestaram apoio aos profissionais.

O ato se concentra na frente da Prefeitura Municipal e aguarda agendamento para negociação. “Voltaremos a panfletar amanhã nas avenidas principais e permaneceremos na vigília em frente a prefeitura até que o gestor sinalize avançar na garantia da recomposição”, afirma Eurides.

A categoria permanece mobilizada durante os quatro dias. Caso as negociações não avancem, a nova Assembleia Geral votará indicativo de greve na rede municipal de Jauru.