XII Encontro Estadual de Educação do Sintep-MT começa hoje (12)

Serão três dias de debates sobre as lutas pela educação pública, gratuita, desmilitarizada e com valorização profissional

Publicado: 12/10/2023 16:35 | Última modificação: 12/10/2023 16:35

Sintep-MT/ Francisco Alves
Auditório do Hotel Fazenda Mato Grosso já está pronto para três dia de debate entre educadores

Mais de 400 profissionais da educação pública de Mato Grosso participam a partir desta quinta-feira (12/10), no Hotel Fazenda Mato Grosso, do XII Encontro Estadual de Educação do Sintep-MT. Serão três dias de debates sobre a Educação Pública: Reconstrução, Aprendizagem e as Humanidades.

A atividade ocorrerá em um dos momentos mais desafiadores para a Educação Pública no país e em Mato Grosso. Dentro de um cenário de disputa das orientações pedagógicas com viés empresarial, priorizando metas e resultados, implementada pelos governos estadual e em vários municípios, versus as defesas incondicionais dos educadores de linha freiriana, defendidas pelo Sintep-MT, que buscam a aprendizagem humanizadora e emancipadora dos estudantes.

Sintep-MT/Francisco Alves
Delegações de educadores de todo o estado chegam para XII Encontro de Educação do Sintep-MT

Durante quinta, sexta e sábado (12,13 e 14 de outubro) renomados pesquisadores apresentarão estudos e avaliações com base na conjuntura política e educacional e os reflexos sobre os profissionais, estudantes e futuro da educação pública. Na abertura, a professora doutora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Miriam Fábia Alves, fará a análise conjuntural com o tema “A Educação como Direito Humano e Social do povo Brasileiro”.

Na sexta-feira, o primeiro painel debaterá “O Novo PNE, o SNE e a Democratização do Acesso à Educação Pública e Gratuita, Considerando as Diversidades Educacionais, os Territórios e as Aprendizagens”, com o professor mestre Walisson Maurício de Pinho Araújo e o professor doutor Maurício Ernika (SECADI). O tema oportuno diante de 10 anos de vigência do Plano Nacional de Educação e das diversas metas interrompidas por inação dos governos nos últimos oito anos.

Reprodução
Palestrantes convidados focarão em estudos sobre meios para  retomar a Educação Pública de Qualidade

No período vespertino, o segundo painel do dia tratará “A Formação, como Valorização Profissional Considerando as Condições de Trabalho dos/as Profissionais da Educação e o Sinaeb como Pilares da Qualidade da Educação Pública e Gratuita”, com as palestrantes convidadas Professora Rosilene Corrêa, secretária de Finanças da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e da professora doutora Marilda Oliveira Costa, da Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT).

No terceiro e último dia do XII Encontro Estadual do Sintep-MT, o painel apresentará “Os Desafios para a Regulamentação do PSPN para os/as Profissionais da Educação, como Referência de Valorização Inicial”, para abordar a temática estarão o assessor jurídico da CNTE, Eduardo Ferreira e o diretor da Secretaria de Funcionário do Sintep-MT, Klebis Marciano.

Confira a Programação

O QUÊ - XII Encontro Estadual de Educação do Sintep-MT