Webinário estadual debate a organização de um currículo humano na Educação Pública


O objetivo é fazer o debate sobre a organização de um currículo humano considerando a intervenção da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), a Reforma do Ensino Médio

Publicado: 29/03/2021 13:21 | Última modificação: 29/03/2021 13:21

Escrito por: Roseli Riechelmann

Sintep-MT

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) realiza nos dias 24 e 25 de março, a partir das 18h30, o webinário – seminário online – estadual. O objetivo é fazer o debate sobre a organização de um currículo humano considerando a intervenção da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), a Reforma do Ensino Médio. Especialistas convidados farão a abordagem tendo como foco o tema “Currículo - Um espaço de disputa e construção coletiva”. 

Duas palestras estruturam o tema central. A primeira delas, dia 24, tratará sobre “A Organização Curricular Humana da Educação Pública, o Direito à Educação, a Intervenção da BNCC e Reforma do Ensino Médio, frente ao desafio da Educação Integral e de Tempo Integral”. A análise será feita pelas professoras doutoras da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Érica Virgílio e Márcia Cossetin, com participação do presidente do Sintep/MT, professor Valdeir Pereira.

 Dia 25, o diálogo vai aprofundar na análise sobre “A Construção Histórica da Educação Pública no Brasil e em Mato Grosso, a Importância da Gestão Democrática do PPP, e os Limites Colocados pela Legislação Educacional”. A temática será trabalhada pelo ex-deputado federal, professor mestre, Carlos Abicalil, e pelo secretário Adjunto de Organização Sindical do Sintep-MT, conselheiro do Conselho Estadual de Educação, professor Dirceu Blanski.

A secretária de Políticas Educacionais do Sintep/MT, Guelda Andrade, esclarece que a questão curricular sempre foi polêmica, pois este é um espaço de disputa, que exige construção coletiva, de acordo com a descrição do tema.

Guelda afirma que, o debate acerca do currículo deve ser constante, diário no espaço da escola envolvendo todos os atores envolvidos, considerando, a jornada de trabalho do professor em sala de aula, considerando a carga horária dos estudantes, a educação de tempo integral e a garantia da continuidade pedagógica do estudante, por meio de um currículo humano, diverso com qualidade.

"Tendo como foco, a construção coletiva, a partir da realidade de cada povo, tendo como eixo central a construção do Projeto Político Pedagógico por meio da Gestão Democrática da Educação Pública e Gratuita”, conclui.

Confira aqui a Programação do Seminário

Fonte: Sintep-MT