Trabalhadores da Educação protestam em VG por direitos da categoria

Trabalhadores da educação realizaram nesta sexta-feira (28), em frente à prefeitura municipal de Várzea Grande, um protesto para cobrar a resolução das pautas apresentadas há cerca de um mês, ao prefeito Kalil Baracat.

Publicado: 28/01/2022 17:00 | Última modificação: 28/01/2022 17:00

Escrito por: Assessoria/Sintep-MT

Sintep/VG

“Já tem um mês que nos reunimos com o prefeito e até agora ele não se manifestou sobre nenhuma das nossas reivindicações”, disse Juscelino Dias Moura, presidente da subsede do Sintep em Várzea Grande.

Na reunião com gestor, haviam sido apresentados quatro pontos de pauta: convocação dos classificados no último concurso público; o rateio do Fundeb; a recomposição salarial de 33,23% e a questão do enquadramento.

“Nós queremos ser atendidos e estamos percebendo o prefeito num completo silêncio sobre nossas reivindicações.
Quanto ao reajuste salarial, por exemplo, o governo federal já sinalizou que não vai editar nenhuma medida para impedir; ou seja, é um direito nosso e queremos receber. Já sobre o rateio do Fundeb, também não houve nenhuma prestação de contas da prefeitura sobre como esse recurso foi usado. A lei é muito clara quando diz que essa sobra deve ser empregada no rateio do pagamento de remuneração dos trabalhadores da educação”, disse o sindicalista.

Sintep/VG

Os trabalhadores também protestaram para que o município implemente o enquadramento da carreira. “Nós estamos lutando para que seja feito o enquadramento e de maneira integral, ou seja, abrangendo nível e classe”, disse Juscelino.

“Até o momento temos dialogado somente com os secretários. Mas entendemos que é importante a presença do prefeito. A democracia é isso, o gestor público se mostrar aberto em falar com a categoria”, criticou o presidente da subsede.