Trabalhadores da Educação organizam enfrentamento à perda de direitos

A partir de hoje (05/05) as subsedes do Sindicato iniciam os debates locais, definindo pautas de luta e reivindicações a serem deliberadas por representantes na reunião estadual.

Publicado: 27/05/2021 10:27 | Última modificação: 27/05/2021 10:27

Sintep-MT

Os trabalhadores da educação da rede pública de ensino, dos 141 municípios do estado, se preparam para mais um encontro virtual convocado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), nos dias 15 e 16 de maio. Na data será realizada a terceira edição do Conselho de Representantes do Sintep/MT, em 2021.

A partir de hoje (05/05) as subsedes do Sindicato iniciam os debates locais, definindo pautas de luta e reivindicações a serem deliberadas por representantes, na reunião do Conselho do Sindicato.

Os Conselhos Diretivos das cinco macro regionais do Sintep/MT – Nortões I II e III, Médio Norte e Noroeste, Sul I e II, Lestes I, II e III e Oestes I, II e III – iniciam agendas de debates com o objetivo de aprofundar a discussão sobre os enfrentamentos a serem feitos. O foco será garantir direitos dos educadores e resistir ao retrocesso implementado na educação pública gratuita no estado e no país.

A pandemia e o alinhamento de políticas de retrocesso contra conquistas dos profissionais da educação, implementados pelos (des) governos federal, estadual e de vários municípios serão alvo do debate.

O Sintep/MT elencou em ofício (nº 034/2021) encaminhado aos dirigentes municipais, orientações para a mobilização em período de crise sanitária. Como ocorre em todas as atividades sindicais, desde a chegada da crise sanitária, os debates são feitos de forma virtual.

Em razão da Covid-19 as subsedes deverão realizar Assembleias Municipais remotas, garantindo medidas de segurança e prevenção de contágio, sem deixar de integrar os educadores no debate democrático e de construção de estratégias de enfrentamentos aos retrocessos impressos nas políticas educacionais federal, estadual e municipais.

Fonte: Assessoria Sintep/MT