Trabalhadores da educação municipal de Jauru deliberam paralisação de quatro dias

Mobilização marcada para o dia 10 de março cobra recomposição salarial de 33,24% referente ao PSPN

Publicado: 04/03/2022 19:12 | Última modificação: 04/03/2022 19:12

Escrito por: Roseli Riechelmann/Sintep-MT

Sintep-MT

Os Profissionais da educação da rede municipal de Jauru (420 km oeste da Capital MT) deliberam indicativo de greve, de quatro dias úteis, a partir do dia 10 de março, quinta-feira. A decisão foi apontada em Assembleia Geral do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) subsede Jauru, após a categoria recusar a proposta do executivo à recomposição de 33,24% do Piso Salarial Profissional (Lei 11.738/2008).

Na proposta encaminhada pelo prefeito o reajuste é de 10,16% no salário de fevereiro (retroativo a janeiro). E, joga para maio a negociação dos outros 23,8% que faltam para atingir o valor nacional (33,24%).

Sintep/Subsede Jauru
Presidente da subsede Sintep/Subsede Jauru, Eurides Machado, coordena os trabalhos da Assembleia que deliberou a paralisação

“Os trabalhadores da educação se recusaram e cumpriram o que havia sido deliberado em Assembleia anterior, que apontou o estado de greve, caso a administração municipal se recusasse a cumprir com a Legislação federal”, relata a presidente da subsede do Sintep/Jauru, Eurides Souza Ramos Machado

De acordo com a dirigente do Sintep/Jauru, as negociações foram iniciadas em janeiro, quando na época o projeto de lei que tratava sobre a recomposição dos 10,16% para os trabalhadores da educação foi recusado na Câmara Municipal. Insatisfeito com o resultado o prefeito implanta por decreto o percentual que lhe foi conveniente.

Sintep/Subsede Jauru

“Entraremos na paralisação aguardando sinalização da prefeitura para o diálogo sobre o reajuste devido. Faremos nova Assembleia na sequência para deliberar outras ações, caso a Prefeitura insista em não encontrar um consenso com a categoria”, destacou Eurides Machado.

Os profissionais da educação da rede municipal recebem atualmente o Piso Salarial, proporcional por 30 horas, de R$ 2.385,19 (já com 10.16%). O PSPN está em é R$ 3.845,63.