Trabalhadores da educação municipal de Jangada encerram greve após negociação com prefeitura


Vinte dias de paralisação duas rodadas de negociações resultam em melhorias das condições de trabalho e valorização profissional

Publicado: 18/07/2023 17:26 | Última modificação: 18/07/2023 17:26

Escrito por: Roseli Riechelmann

Sintep/Jangada
Trabalhadores da educação retornam as atividades mas mantêm estado de greve em Jangada

Os profissionais da educação da rede municipal de Jangada (70 km de Cuiabá) deliberam o fim da greve após assembleia realizada na manhã desta terça-feira (18), retomando as atividades nesta quarta-feira (19) retorno das férias escolares. Contudo, permanecem em estado de greve, como alerta para o cumprimento do acordado com a prefeitura. Os trabalhadores aprovaram a contraproposta da administração municipal, apresentada após a última reunião com o prefeito, na tarde de ontem (17).

Reprodução
Documento do prefeito aprovado em Assembleia da rede municipal que suspendeu a greve

A presidente da subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), no município, Célia Aparecida, comemora os avanços conquistados após 20 dias de paralisação. O movimento paredista iniciado no dia 28 de junho, cobrava direitos negados aos trabalhadores da educação, como valorização salarial, melhorias estruturais das escolas, pagamento de direitos trabalhistas e, adequação da jornada e salário dos motoristas do transporte escolar.

Segundo a dirigente, a situação dos motoristas foi um dos impasses solucionados na última reunião com a prefeitura.  “Os profissionais acumulavam perdas salariais devido o Plano de Cargos Carreira e Salários (PCCS) trazer a jornada de 30 horas dependente do quilômetro rodado com estudantes. “As horas de trabalho contavam apenas quando estavam dirigindo. Agora, a prefeitura apresentou como encaminhamento uma verba indenizatória para compensar o que extrapolar a jornada, enquanto aguardamos a reformulação desse ponto no PCCS”, relata.

Sintep/Jangada
Assembleia realizada pela presidnete da subsede do Sintep/Jangada, Célia Aparecida, com a participação do presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira

Nos demais tópicos, num total de dez, conquistaram a aplicação da recomposição de 5,93%, a partir de julho, e estudos da folha a cada quadrimestre, para complementar os percentuais que faltam para a redução da defasagem salarial da educação, hoje em 33%. Também avançaram sobre o pagamento do 13º para os profissionais contratados e 1/3 dos 45 dias de férias para os professores. Até então só recebiam por 30 dias, mesmo a lei municipal estabelecendo que as férias dos docentes são de 45 dias.

Conforme Célia Aparecida, também será realizada a adequação da lei de gestão democrática. “Estamos tentando avançar inclusive na implantação de duas linhas do transporte escolar, na localidade do Paredão, para atender os estudantes”, destacou.  

Sintep/Jangada
Trabalhadores da educação da rede municipal de Jangada encerram o movimento paredista ide 20 dias de mobilização

O presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, acompanhou as negociações iniciais entre prefeitura e categoria, tendo participado da Assembleia ocorrida após a primeira reunião com o prefeito. “As reivindicações são necessárias e sempre houve um esforço por parte da categoria em negociar com a Prefeitura. Parabenizamos o avanço das negociações e sucesso nos resultados obtidos”, concluiu.