Stº Antônio de Leverger debate Novo Fundeb e Redimensionamento de matrículas

Atividade realizada pela regional do Sintep Oeste l/Baixada Cuiabana quer esclarecer os dirigentes da subsede, gestores das redes municipais, membros dos Conselhos de educação

Publicado: 09/07/2021 16:30 | Última modificação: 09/07/2021 16:30

Sintep-MT
Profissionais da educação debatem o redimensionamento de matrículas e o Novo Fundeb

Na próxima segunda-feira (12/07), a partir das 15 horas, o município de Santo Antônio de Leverger (27 km da capital) debate “O Novo Fundeb e Redimensionamento de Matrículas”. O evento será na Escola Estadual Leônidas de Matos (Centro), com número restrito de participantes. O debate será proferido pelo secretário de Redes Municipais do Sintep-MT, Henrique Lopes. A organização da atividade é da direção regional Oeste l/ Baixada Cuiabana, do Sintep/MT.

Essa será a segunda edição do ‘bate papo’, há cerca de uma semana o debate foi realizado no município de Barão de Melgaço. O objetivo desse encontro é a esclarecer e conscientização os dirigentes da subsede, gestores das redes municipais, membros do Conselho Municipal de Educação, do Conselho do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) sobre como se dará o repasse de recursos pelo novo Fundeb, e o que o redimensionamento de matrículas, imposto pelo governo do estado, impactará no desenvolvimento da Educação Pública das redes municipais.

Ricardo de Assis - Diretor Regional do Sintep-MT

Segundo o diretor regional do Sintep/MT, Baixada Cuiabana, Ricardo Assis, é preciso apresentar a nova realidade no repasse dos recursos do Fundeb e destacar o risco que a ‘prefeiturização’ de matrículas, da primeira etapa do Ensino Fundamental da rede pública, serem repassadas para as prefeituras.

“Precisamos esclarecer os educadores e todos os segmentos envolvidos na Educação sobre os os impactos que sofrerão os investimentos em estrutura escolar, valorização profissional, caso até 2025, todos os estudantes de 1º ao 5 º forem assumidos pelas prefeituras”, destacou Ricardo Assis.

A análise será trabalhada pelo secretário de Redes Municipais do Sintep/MT, professor Henrique Lopes, com mediação do diretor regional do Sintep/MT, Baixada Cuiabana, Ricardo Assis. Os dirigentes estudam nova agenda para os municípios de Acorizal e Nossa Senhora do Livramento.

Serviço

O quê -  Palestra O Novo Fundeb e Redimensionamento de Matrículas, com Henrique Lopes Sec. de Redes Municipais do Sintep-MT
Onde – EE Leônidas de Matos, Município de Santo Antônio do Leverger
Quando - Dia: 12 de Julho (Segunda-Feira), às 15h