Sintep-MT participa de plenária do FNDC e integra Conselho Fiscal da nova diretoria


Rafael Júnior Heliodoro representará o sindicato na nova gestão do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação

Publicado: 12/09/2025 12:05 | Última modificação: 12/09/2025 12:05

Escrito por: Sintep-MT

Foto/Rafael Heliodoro
Representantes do FNDC na plenária nacional elegeram nova direção da entidade, para o biênio 2025-2027, além de definir agenda de lutas

Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) assume a suplência do Conselho Fiscal do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), para o biênio 2025-2027. A deliberação realizada durante a Plenária Nacional da entidade, dia 10 de setembro, em Fortaleza (CE), nomeou Rafael Júnior Heliodoro, secretário adjunto de comunicação do Sintep-MT para a vaga.

O dirigente eleito para a pasta da Comunicação do Sintep-MT, gestão 2025-2028, passa a ocupar também uma cadeira na direção do FNDC. Rafael tem uma trajetória de 15 anos na educação, no município de Araputanga (região Oeste de MT), onde atua como funcionário de escola na rede estadual. Em agosto de 2024, durante a plenária estadual do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), realizada em Cuiabá, na sede do Sintep-MT, Rafael foi eleito para compor a delegação estadual que participou da Plenária Nacional.

Reprodução
Secretário adjunto de Comunicação do Sintep-MT e novo integrante do FNDC, Rafael Heliodoro

A plenária ocorrida dentro do 5º Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação (ENDC), confirmou um espaço de debates e formulação de propostas para o fortalecimento da luta em defesa da democratização da comunicação no Brasil.

Durante a atividade foi aprovado o plano de ação por uma comunicação democrática,  com enfrentamento ao monopólio midiático e às práticas abusivas das big techs, defesa da regulação das plataformas digitais, fortalecimento da mídia independente e comunitária, e articulação com movimentos sociais em defesa da democracia, da soberania nacional e dos direitos humanos.

A nova gestão do FNDC ficou sob a coordenação geral de Katia Marko, do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC/RS), e outros seis membros da Coordenação Executiva; e ainda, membros do conselho deliberativo e conselho fiscal, do qual o Sintep-MT assume uma das cadeiras. Além da eleição da diretoria, a plenária aprovou também o novo plano de lutas da entidade, que orientará as ações nos próximos anos.

Reprodução
Rafael Heliodoro (ao centro de camisa lilás) participou de três dias de debate sobre democratização da comunicação 

Para Rafael Heliodoro, a experiência fortalece a vivência pessoal e a luta coletiva.  “Chegar à direção nacional do FNDC é fruto da caminhada construída coletivamente no Sintep-MT e no meu trabalho na base. É uma responsabilidade enorme que assumo com humildade e disposição, para fortalecer a luta pela democratização da comunicação e pela garantia da voz dos trabalhadores e trabalhadoras em todo o país”, destacou.

Para o Sintep-MT, a participação e a eleição de um representante da entidade para a direção nacional reforçam o compromisso histórico do sindicato com a defesa da comunicação como direito humano e elemento fundamental da democracia.

Confira os eleitos para a nova diretoria da FNDC (biênio 2025-2027).

Assista ao vídeo do 5º Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação (5º ENDC), promovido pelo FNDC.