Sintep/Lucas do Rio Verde apresenta pesquisa com profissionais da educação sobre ambiente escolar


Respostas revelaram os principais desafios dos trabalhadores da educação nas redes estadual e municipal.

Publicado: 09/10/2024 10:51 | Última modificação: 09/10/2024 10:51

Escrito por: Roseli Riechelmann

Reprodução
Levantamento fez uma amostragem dos desafios vivenciados pelos educadores das escolas públicas de Lucas do Rio Verde

Uma pesquisa realizada pela subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) em Lucas do Rio Verde (334 km de Cuiabá) revelou os principais desafios enfrentados pelos educadores na rede estadual e municipal. Sobrecarga de trabalho, falta de apoio da gestão, burocracia excessiva e indisciplina dos estudantes são os problemas mais citados.

O estudo, intitulado 'Pesquisa sobre o Clima Organizacional nas Escolas', entrevistou educadores de ambas as redes - estadual e municipal - para compreender as dificuldades no ambiente escolar. A maioria dos participantes classificou o ambiente de trabalho como 'regular', 'ruim' ou 'muito ruim', com 55% destacando que o clima organizacional é negativo, refletindo tensões internas e problemas de relacionamento.

Embora 80% dos entrevistados considerem boa a relação entre colegas, a percepção sobre a gestão escolar é bem diferente. Cerca de 60% dos profissionais classificaram como 'regular', 'ruim' ou 'muito ruim' a relação com a direção, enquanto 55% deram a mesma classificação para a coordenação pedagógica.

Reprodução
Desafios apresentados pela pesquisa do Sintep/Lucas do Rio Verde

As respostas revelam um desgaste significativo com a gestão escolar. Comentários sobre posturas autoritárias, tratamento diferenciado, humilhações e assédio por parte dos diretores foram recorrentes, minando o clima organizacional. A pesquisa também apontou falta de recursos humanos, crescente demanda pedagógica e excesso de burocracia, que comprometem o desenvolvimento do trabalho. A indisciplina dos estudantes agrava ainda mais essa situação, prejudicando a qualidade do ensino.

Além disso, 50% dos educadores relatam sobrecarga de trabalho, enquanto 45% mencionam experiências de assédio e humilhação. Como resultado, 35% dos participantes relatam casos de Burnout, reflexo do estresse e esgotamento constantes. A desmotivação também é um problema crescente, afetando 50% dos profissionais entrevistados.

Os educadores pediram maior presença do Sintep-MT nas escolas para acompanhar de perto as denúncias de assédio moral e perseguição, além de outros problemas graves na gestão escolar. O presidente do Sintep/Lucas do Rio Verde, Eriksen Carpes, afirmou que a pesquisa evidenciou um ambiente de desrespeito e falta de apoio aos trabalhadores da educação, destacando a necessidade de ações imediatas para melhorar as condições de trabalho nas unidades escolares."

Confira aqui a pesquisa na íntegra