Sintep/VG apresenta reivindicações em audiência nesta 6ª, na Prefeitura de Várzea Grande

Dirigentes deebatem pautas pauta prioritária e urgentes para a valorização dos profissionais da educação da rede municipal

Publicado: 03/02/2022 18:34 | Última modificação: 03/02/2022 18:34

Escrito por: Sintep/Várzea Grande

Sintep/VG

Está agendado para esta sexta-feira, dia 04 de fevereiro, às 9h, audiência da educação entre a gestão da subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/VG) e gestores do município de Várzea Grande - secretário de educação, secretário de governo, de administração e o procurador geral da prefeitura. O foco será a pauta de reivindicações dos trabalhadores da educação da rede municipal.

Nos pontos a serem tratados estarão a convocação URGENTE dos professores e técnicos classificados no concurso público/2017, de acordo com as vacâncias; sobras dos recursos do Fundeb; a reposição do Piso Salarial/2022 de 33,24%, retroativo a janeiro/22 para todos e todas (professores e técnicos), ativos e aposentados; Implantação automática do enquadramento (progressão de carreira) na sua integralidade (nível e classe), com a atualização imediata dos salários para todos os profissionais da educação, conforme preconiza a Lei 3.797/12 (PCCS) e Lei 4.007/2014;

Segundo o presidente da subsede do Sintep/VG, Juscelino Moura, um dos objetivos é cobrar uma posição do Prefeito Kalil e do secretário Silvio Fidélis, para a convocação imediata dos classificados, antes do fim da vigência da prorrogação do concurso (09/04/22). “Existem muitas vagas em aberto para todos os cargos”, afirma.

O presidente esclarece que fará também cobranças do rateio de 70% da sobra dos recursos do FUNDEB/2021. Segundo Moura, conforme extrato bancário, há um saldo no valor de mais R$ 58 milhões, que deve ser repassado em forma de abono salarial para todos os profissionais da educação.

Conforme as defesas sindicais o cumprimento do piso salarial é uma outra condição essencial para valorizar minimamente os profissionais da educação municipal, que se mantém nas últimas colocações em termos de valorização profissional. “A Educação é o 3º pior salário entre os cargos do executivo municipal e um dos piores salários entre os municípios do Estado de MT”, destaca.

Serviço
O quê: audiência da educação entre a gestão da subsede do Sintep/VG e gestores municipais
Quando: 04/02/22 (sexta-feira), às 9h
Onde:  Sala de reunião do gabinete do Prefeito de VG