Sintep/Serra Nova Dourada conquista recomposição salarial e encerra greve


Após 20 dias de paralisação, trabalhadores conquistam 17% de recomposição do Piso Salarial

Publicado: 25/04/2022 17:08 | Última modificação: 25/04/2022 17:08

Escrito por: Roseli Riechelmann

Sintep/Serra Nova Dourada

Os profissionais da educação de Serra Nova Dourada retornam às atividades nesta terça-feira (26/04), após 20 dias em greve, por recomposição salarial. A decisão foi deliberada na Assembleia da subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), de Serra Nova Dourada, hoje, (25/04), após o aceita da proposta do executivo. O projeto de Lei será votado na Câmara Municipal, na sessão noturna desta segunda, recompondo em 17% os salários dos educadores. Com 10,16% em abril e, 6,84% em dezembro. 

O presidente do Sintep/Serra Nova Dourada, Denis Luis, destaca o apoio dos vereadores para avançar na proposta e encerrarem o movimento paredista. “Apresentamos para a categoria que concordou com a proposta. Agora aguardamos a aprovação do projeto de lei e parte da recomposição já para o mês de abril”, destaca o dirigente.

O debate sobre a recomposição salarial de Serra Nova Dourada foi iniciado a partir da lei federal do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN), que em 2022, recompôs em 33,24% o valor do piso, passando para R$ 3.845,63. No município, após estudos de viabilidade econômica, a categoria fez a luta por 19%, valor necessário para que o piso salarial municipal fosse equiparado ao nacional. 

Diante da irredutibilidade do executivo, a disputa pelo direito chegou à greve. “Apesar de não atingirmos o esperado, chegamos bem próximo. Agora é acompanhar a movimentação orçamentária para no futuro avançarmos na conquista”, concluiu Denis Luis.