Sintep/Rosário Oeste realiza um dia de mobilização na rede municipal de educação


Em defesa do PSPN, RGA e unificação da jornada de 30h

Publicado: 16/02/2023 11:13 | Última modificação: 16/02/2023 11:13

Escrito por: Roseli Riechelmann

Sintep/Rosário Oeste
Presidente da subsede do Sintep/Rosário Oeste, Joilson Jovino, conduziu o ato que promete ter novas edições

Nem mesmo a chuva impediu a manifestação dos profissionais da educação, na rede municipal de Rosário Oeste (128 km de Cuiabá) ontem, quarta-feira (15/02), em frente a Prefeitura Municipal. O ato convocado pela subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), no município, cobrou abertura de diálogo para recomposição salarial e jornada única de 30 horas.

Sintep/Rosário Oeste
Mobilização da categoria ficou concentrada em frente ao Paço Municipal de Rosário Oeste

O presidente do Sintep/Rosário Oeste, Joilson Jovino, cumpre o calendário de lutas estabelecido em Assembleia Geral da rede municipal, no dia 27 de janeiro. Conforme o dirigente, foram várias tentativas de negociação com a prefeitura para fazer valer a Lei do Piso Salarial (LC 11.738/2008), que estabelece o valor mínimo a ser pago aos profissionais da educação no país. 

A mobilização paralisou de forma parcial as cinco escolas da rede municipal de Rosário Oeste. A categoria cobra além da correção do Piso Salarial, a recomposição da inflação (Revisão Geral Anual). “A defasagem do piso salarial dos profissionais da educação tem sido pauta recorrente no município, cuja as perdas chegam em 2023, superiores a 20%. O achatamento é uma política de desmonte promovido pelo prefeito que não valoriza os educadores”, destaca o presidente.