Sintep/Rosário Oeste faz defesa para recomposição de 24,94% do Piso Salarial no município

Trabalhadores da educação compareceram em sessão plenária na Câmara Municipal e dão aula sobre a legislação do Piso Salarial Profissional Nacional e o dever de ser cumprido pelos entes federados

Publicado: 23/03/2022 18:17 | Última modificação: 23/03/2022 18:17

Escrito por: Assessoria/Sintep-MT

A subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), em Rosário Oeste, fez a defesa na sessão da Câmara Municipal, ontem (22/03), pelo direito à correção salarial de 24,94%, com base na Lei 11.738/2008, do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN), em 2022. Os trabalhadores da educação da rede municipal cobram a recomposição com base no valor nominal do PSPN, que está em R$ 3.845,63.

Segundo o presidente da subsede de Rosário Oeste, Joildo Jovino de Oliveira, o piso salarial dos profissionais da educação, na rede municipal, com Ensino Médio, início da carreira, é de R$ 2.886,15. O piso está há dois anos sem correção, com valor de 2020. “Com base na recomposição de 2022 do PSPN, o piso de Rosário Oeste deve ser atualizado em R$ 959,49 (24,94%) para chegar ao nacional”, relata o dirigente.

Na apresentação feita aos vereadores, o Sintep/Rosário Oeste, os dirigentes contaram com a participação significativa dos trabalhadores da educação e com apoio da vereadora, professora aposentada, Vanúzia Alves. “Só temos a agradecer a força de todos e todas, para essa luta que é um direito dos educadores”, destacou o presidente Joildo Jovino.

Na sessão esclareceram sobre o histórico da luta dos trabalhadores para a conquista da Lei do PSPN, a composição dos recursos com base no valor aluno/ano Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) e a importância de garantir a recomposição anual, daquele que é considerado o mínimo nacional da educação.

Após a explanação os trabalhadores da educação reafirmaram na casa legislativa que “O Piso é Lei e Tem que ser Cumprido”, Diante disso, cobraram a correção devida aos educadores de Rosário Oeste, 24,94%, retroativos ao mês de janeiro de 2022.