Sintep Primavera do Leste cobra avanço do PCCS dos profissionais da Educação do município

Dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso, da subsede de Primavera do Leste, distante 240 Km de Cuiabá, se reuniram na última segunda-feira (19) com a secretária de Educação do Município, Adriana Tomasoni, para dialogar sobre a pauta de reivindicações da categoria protocolada desde o início do ano.

Publicado: 21/07/2021 16:16 | Última modificação: 21/07/2021 16:16

Escrito por: Andressa Boa Sorte

Sintep-MT
Dirigentes do Sintep/Primavera cobram da secretária municipal de educação, Adriana Tomasoni, cumprimento das reivindicações

A reunião era pleiteada há meses pelos sindicalistas. Uma das principais cobranças dos educadores refere-se à implementação do Plano de Cargos, Carreira e Salário dos trabalhadores da Educação no município. Segundo a presidente da subsede, Edna Mahnic, a gestão do atual prefeito, Leonardo Bortolin, que já está em seu segundo mandato, não avançou em nenhum dos pontos detalhados no PCCS. “Nós aqui em Primavera, não temos os trabalhadores que são apoios e técnicos administrativos incluídos na carreira. Desta forma, eles não são exclusivos da educação e podem a qualquer momento serem transferidos para outra pasta. Nós queremos essa unificação da nossa categoria porque, assim, poderemos garantir que todos esses profissionais tenham os mesmos direitos enquanto trabalhadores da educação. Além disso, existe uma diferença na evolução da carreira do profissional da rede estadual para a rede municipal que precisa ser corrigida”, disse Edna.

Outro ponto discutido na reunião, foi quanto ao concurso público no município. Segundo a sindicalista, a secretária de educação garantiu que haverá prorrogação do concurso vigente para o chamamento de trabalhadores em vagas que estiverem disponíveis e ainda, a promessa da abertura de um edital para a realização de um novo concurso para a educação, já para acontecer no ano que vem.

A cobrança pelo pagamento da hora-atividade dos professores contratados foi reforçada pelos dirigentes da Subsede aos gestores municipais. A Lei Municipal 1555/2015 do Plano Municipal de Educação previa um escalonamento na concessão da hora atividade para esses profissionais, porém o executivo não obedece a lei e os professores continuam sem receber por esse serviço.

Gestão Democrática

Embora a Gestão Democrática seja um direito garantido por lei (7.040/98), o governador Mauro Mendes vem implementando medidas que desrespeitam o princípio das eleições dos gestores escolares da rede estadual. Ao contrário do que ocorreu no estado, no município a eleição para direção das unidades escolares ocorreram em 2019 e em conversa com a Secretária de Educação ficou definido que haverá eleições nas unidades de ensino de Primavera do Leste nesse ano de 2021. “A secretária Adriana afirmou que vai respeitar os preceitos das leis municipais que prevê eleição para a gestão das Unidades Escolares e que o executivo vai encaminhar o processo eleitoral nos moldes do que preceitua a gestão democrática, com a própria comunidade escolar escolhendo seus diretores”, declarou Edna.

Retorno das Atividades Presenciais

Uma das grandes discussões em todo o estado envolvendo as atividades escolares, trata da possibilidade do retorno presencial das aulas em meio à pandemia. A questão foi abordada pelos sindicalistas durante a reunião com a gestora municipal. Na ocasião, a defesa do Sintep-MT, pelo retorno presencial somente após a imunização (duas doses) de todos os profissionais da Educação foi reafirmada. A Secretária argumentou que o fato do estado definir o retorno presencial para o dia 03 de agosto tem pressionado o retorno da rede municipal também. Em seu entendimento as aulas presenciais poderiam retornar após a segunda dose da vacina nos profissionais.

A secretária de educação do município destacou ainda que ‘situações relacionadas ao transporte escolar que precisam ser melhor pactuados entre estado e municípios, pois o transporte existente não atende à demanda de estudantes considerando a necessidade de garantir o distanciamento e as medidas de segurança dentro do veículo”.

Professora Marileuza Rosa de Souza, mostra um cantinho da sua casa que foi adaptado para dar aulas

Os dirigentes da subsede cobraram para que a gestão municipal ofereça equipamentos tecnológicos para os professores desenvolverem suas atividades nessa nova proposta de trabalho que seria de forma híbrida. A representante da rede municipal professora Marileuza argumentou \" é precisamos que a prefeitura distribua equipamentos tecnológicos para os professores desenvolverem as aulas de forma hibrida dentro da escolas, pois todo o trabalho remoto realizado até aqui foi feito com os custos de aparelhos e Internet dos próprios profissionais.\"

Fonte: Assessoria/Sintep-MT.