Sintep-MT volta ao Centro de Conciliação do TJ para nova tentativa de negociações com o governo
Segunda audiência ocorre no dia 22 de abril e busca destravar pautas como política salarial, confisco das aposentadorias, concurso público e celeridade às ações transitadas em julgado.
Publicado: 17/04/2025 18:09 | Última modificação: 17/04/2025 18:09
Escrito por: Roseli Riechelmann

Na próxima terça-feira (22/04), o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) participará da segunda rodada de negociações no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. A mediação busca avançar nas reivindicações da categoria, que têm sido ignoradas pelo governo estadual.
Na primeira audiência, realizada em 18 de março, foram apresentadas pautas prioritárias como política salarial, fim do confisco da previdência dos aposentados e realização de concurso público. No entanto, a ausência dos secretários das pastas envolvidas impediu qualquer avanço.
Além dessas demandas, o sindicato cobra celeridade no pagamento de adicionais de insalubridade e periculosidade, quitação de ações judiciais já ganhas — como o direito a 1/3 de férias — e uma agenda de audiências com a Seduc-MT para tratar de temas específicos.
Diante da ausência de propostas do governo, o Sintep-MT acionou o Núcleo de Conciliação por meio de uma Reclamação Pré-processual, medida preventiva à deflagração de greve. A expectativa é que, com a nova rodada de negociações e a presença de representantes das secretarias competentes, haja finalmente avanços concretos nas pautas reivindicadas desde 2019.