Sintep-MT terá agenda com Casa Civil no próximo dia 13 de dezembro

A reunião que contará com secretários de várias pastas, além da Educação, irá tratar de pautas não resolvidas com a Seduc-MT

Publicado: 07/12/2023 10:51 | Última modificação: 07/12/2023 10:51

Angeilton Alencar - CGE/MT
Audiência ocorre no Palácio Paiaguás, sede do governo de MT

No dia 13 de dezembro, às 11 horas, está agendada a audiência solicitada pelo Sintep-MT (Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso) com o governo Mauro Mendes, para tratar de questões as quais a Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) se omite em responder. O ofício, protocolado pelo sindicato no início de 2023, recebeu resposta ontem, dia 5 de dezembro.

O presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, destaca a importância da reunião com o governo, embora faça uma ressalva. Ele considera um absurdo a limitação imposta pelo governo de permitir a participação de apenas três pessoas. "É um absurdo eles designarem e determinarem que a reunião receberá apenas três pessoas", ressalta.

Sintep-MT/ Francisco Alves
Presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, defende que governo faça o debate com participação ampla da diretoria da entidade

Valdeir esclarece que as demandas da categoria são tratadas em conjunto com a sua direção. “A posição do governo, além de absurda e mais uma prática antissindical, autoritária e antidemocrática ", afirma

A demora na resposta à solicitação da reunião apresenta novos encaminhamentos diante dos ataques e retrocessos nos direitos da categoria. Apesar de positivo, o agendamento tardio se deve a incompetência do secretário de estado de Estado de Educação para tratar sobre a deliberação de recursos da própria educação, envolvendo política salarial, demandas previdenciárias de ativos e aposentados.

Conforme a resposta enviada pelo governo, a reunião agendada pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) contará com a participação dos gestores da Casa Civil, Seplag-MT, presidência do MTPrev e da própria Seduc-MT.