Sintep-MT repudia uso político de imagem de adolescentes por prefeito de Cuiabá


O prefeito Abílio Brunini expôs crianças e adolescentes em suas redes, de forma agressiva e irresponsável.

Publicado: 15/08/2025 16:54 | Última modificação: 15/08/2025 16:54

Escrito por: Sintep-MT

Reprodução

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) manifesta total repúdio à mais recente conduta inadequada do prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL-MT), que, desta vez, publiciza de forma irresponsável a imagem de crianças e adolescentes em uma ação política.

A atitude do prefeito representa uma violação explícita dos direitos assegurados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90), especialmente o artigo 17, que trata do direito à preservação da imagem, abrangendo a identidade, a autonomia, os valores, as ideias e crenças, os espaços e objetos pessoais.

Tal postura é incompatível com os deveres de um gestor público e fere gravemente os princípios éticos que deveriam nortear o exercício do cargo. Num ato que evidencia total ausência de responsabilidade, o prefeito utilizou a imagem de estudantes para, sob o pretexto de uma "zoação" política, promover ataques a adversários. Importante ressaltar, que essa não é a primeira vez que o prefeito pratica este tipo de ação provocativa e intencional.

Ao promover o ataque a adversários, fomenta um discurso que desvaloriza o conhecimento, a escola pública e o trabalho dos profissionais da educação. Ao fazer isso, expôs jovens a uma situação vexatória, desconsiderando suas realidades sociais e pedagógicas, bem como promovendo uma divisão dentro do ambiente escolar e uma disputa irracional entre o grupo.

O Sintep-MT reafirma sua defesa intransigente da escola pública, dos profissionais da educação e, sobretudo, da dignidade de nossas crianças e adolescentes. Reiteramos que nenhuma disputa política pode se sobrepor aos direitos fundamentais da infância e adolescência, nem usar a educação como palco para ataques ideológicos.

Exigimos respeito à comunidade escolar e que as autoridades competentes se manifestem diante dessa violação inaceitável.

Direção Estadual do Sintep-MT
Sintep-MT Livre, Democrático e de Luta!
Cuiabá, 15 de agosto de 2025