Sintep-MT reforça luta por Piso Salarial e Carreira em municípios da região norte de MT

Agenda da Secretaria de Redes Municipais debate a valorização profissional com os educadores e prefeitos em quatro municípios do estado

Publicado: 31/10/2023 17:17 | Última modificação: 31/10/2023 17:17

Sintep/Itaúba
Assembleia no município de Itaúba abre agenda de trabalho da Secretaria de Redes Municipais na região norte do estado

A secretaria de Redes Municipais do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) mobiliza os profissionais da educação nos municípios para o desafio de assegurar o cumprimento da Lei do Piso Salarial Profissional e a unificação da carreira. Para isso, o secretário Henrique Lopes realiza uma série de encontros na região Norte do estado, programados até 3 de novembro.

Henrique Lopes se reúne com os profissionais nos municípios de Itaúba, Colíder, Alta Floresta e Carlinda. Nessas reuniões, serão debatidos os obstáculos nas negociações com os gestores municipais e a importância da valorização profissional.

Em Itaúba, Henrique Lopes se encontrou com o prefeito Antônio Ferreira de Oliveira Neto, a presidente da subsede Arlete Drambos e outros membros da diretoria sindical. O foco da discussão foi a recomposição dos 14,95% de reajuste do Piso em 2023 e o retorno à lei de carreira para os profissionais de Apoio Administrativo Educacional.

Sintep/Itaúba
Dirigentes sindicais participam de reunião  no gabinete do prefeito (ao centro),para definir pendências com os profissionais da educação

Segundo o dirigente, o prefeito demonstrou abertura ao diálogo e se comprometeu a pagar o 1/3 de férias referente aos 45 dias, este ano, para os professores, que estavam pendentes de cumprimento. Além disso, na assembleia da categoria, o prefeito apresentou a possibilidade de pagamento do percentual total do Piso Salarial até 2024.
Arlete Dambros, presidente da subsede de Itaúba, enfatizou a importância da presença do secretário de Redes Municipais, que esclareceu os desafios educacionais e discutiu legislações em andamento no legislativo federal e estadual que afetam as lutas da categoria.

Conforme  Arlete, a mediação de Henrique na reunião com o prefeito foi fundamental para avançar nas negociações. No entanto, aguarda que o acordado seja documentado e garantido até abril de 2024, uma vez que o período eleitoral torna as negociações inviáveis após essa data.

A agenda do secretário de Redes Municipais continua em Colíder, onde se reunirá com trabalhadores da educação da rede estadual e municipal para discutir a valorização salarial e os desafios para avançar nas lutas pela garantia do piso salarial e da carreira profissional.