Sintep-MT realizará a 3ª edição do Conexão Jurídica, na próxima quarta-feira (19)

O espaço voltado para o diálogo com os dirigentes das subsedes esclarece questionamento jurídicos sobre temas específicos definidos pela categoria

Publicado: 17/04/2023 18:33 | Última modificação: 17/04/2023 18:33

Arte Jadson Oliveira

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) realiza dia 19 de abril (quarta-feira), a partir das 18h45, no formato virtual, a 3ª edição do Conexão Jurídica. A programação debate com dirigentes das subsedes do Sintep-MT, em todo o estado, temas de interesse da categoria. Este mês o tema tratado será “Assédios no Espaço Escolar”.  O debate será conduzido pelo presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, pela secretária de Assuntos Jurídicos e Legislativos do sindicato, Maria Celma Oliveira, com participação da secretaria adjunta da pasta, Edina Martins.

"A Conexão Jurídica" nasceu a partir da necessidade de intercâmbio sobre os temas jurídicos que mais são questionados pelos dirigentes das subsedes. O leque temático é extenso e insuficiente para esclarecimento em apenas uma edição. Essa condição nos fez elaborarmos novos episódios com temas sugeridos pela categoria”, relata Maria Celma Oliveira, secretária da pasta.

Segundo a secretária adjunta, Edina Martins, estão aguardando um número considerável de participações. “Esta é mais uma demanda proposta pelas subsedes do Sintep-MT, a partir dos desafios apresentados a eles pelos profissionais das escolas”, destaca.

A secretária da pasta, Maria Celma, ao lado das advogadas do Sintep-MT, Ignês Linhares e Leile Lélis, com a adjunta de Assuntos Jurídico do Sintep-MT, Edina Martins,

Os relatos feitos pelos dirigentes mostraram, na edição anterior, algumas angústias dos educadores diante da pressão exercida na rede estadual pelas Delegacias Regionais de Ensino (DRE’s)/SEDUC, para cumprimento de prazos e efetivação de tarefas que, muitas vezes, fogem ao controle do profissional, como é o caso do controle de assiduidade (webponto).

O primeiro tema do Conexão foi plural, com diversidade de assuntos.  Na ocasião, as advogadas responderam às dúvidas conforme surgiam. Contudo, de forma sucinta e objetiva para atender a todos. Agora, com as novas edições, é possível tratar sobre assuntos específicos, com mais detalhamento. Em março, o Conexão abordou a Reforma da Previdência. E nessa terceira edição será “Assédios no Espaço Escolar”.

O presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, acredita que o formato encontrado, virtual, possibilitou a participação de um maior número de dirigentes das subsedes, que trazem os questionamentos jurídicos específicos, nem sempre possíveis de abordar nos Conselhos de Representantes, dada as demandas próprias dessa atividade sindical. “Conseguimos com esta proposta avançar em respostas para as angústias com pareceres qualificados, pelas respostas diretas das advogadas do Sintep-MT”, afirma.

O quê – CONEXÃO JURÍDICA – TEMA ASSÉDIO NO ESPAÇO ESCOLAR
Onde – VIRTUAL PELA PLATAFORMA ZOOM