Sintep-MT realiza Oficina de Formação abordando surgimento do movimento sindical

Encontro debateu a importância do movimento sindical e o papel dos dirigentes no processo político e na luta por direitos da classe trabalhadora.

Publicado: 25/04/2023 11:43 | Última modificação: 25/04/2023 11:43

Escrito por: Andressa Boa Sorte/Sintep-MT

Reprodução

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) realizou no último final de semana, a II Etapa de Formação Sindical, com a temática "Introdução à História do Movimento Sindical". O encontro aconteceu na subsede do Sintep em Colíder-MT, distante 631 Km de Cuiabá, e contou com a presença do secretário de Formação Sindical, João Eudes e do Adjunto César Augusto Guedes, além da Presidente da subsede do município, Edina Martins de Oliveira e do diretor Regional, Fernando Assis.

Durante o encontro, os trabalhadores da educação debateram questões ligadas à formação e organização das entidades sindicais. “É muito importante nós colocarmos em pauta quais são as estratégias a fim de alinhar as diretrizes do movimento, seja na esfera política, seja dentro do próprio processo organizativo da classe trabalhadora”, disse João Eudes, que destacou em sua palestra, a atuação do dirigente sindical e as particularidades que envolvem a educação pública.

Já o secretário Adjunto de Formação Sindical, César Guedes, fez um relato histórico acerca do movimento sindical europeu, e também abordou o surgimento do movimento sindical no Brasil. “O objetivo principal do sindicalismo é a melhora das condições de vida da classe trabalhadora. No Brasil, o sindicalismo surgiu no final do século XIX. Os operários que trabalhavam em diversas fábricas estavam insatisfeitos com suas condições de trabalho e então começaram a se unir para questionar e lutar por direitos, formando os primeiros sindicatos no país. No final da década de 70 e no decorrer da década seguinte, o sindicalismo viveu seu auge, pois o Brasil estava num momento importante: saindo do regime militar para entrar no sistema democrático. É importante conhecermos essas raízes e reconhecer a importância das lutas feitas até aqui, já que muito do que desfrutamos hoje em termos de direitos trabalhistas, é fruto de uma intensa mobilização da classe trabalhadora por meio dessas estruturas sindicais”, disse.

ReproduçãoA presidente da Subsede de Colíder, Edina Martins, que também integra a diretoria da Sede Central do Sintep-MT, ressaltou o papel da formação. “Nós estamos aqui em Colíder, enquanto presidente da subsede, mas nosso papel principal é o de multiplicar o conhecimento acerca da luta, para que todos os trabalhadores tenham essa consciência de classe, porque só a partir disso é possível se organizar para reivindicar o que é nosso por direito”, enfatizou a sindicalista.

O diretor da Regional Nortão I, Fernando Assis, disse que a ideia, é que a Oficina de Formação Sindical aconteça também em outras subsedes. “Conhecer o funcionamento e o papel do sindicato é fundamental. É através dessa estrutura que nos organizamos, que ganhamos corpo e damos voz às demandas que acontecem no chão da escola. É por meio do sindicato que podemos lutar, politicamente e legalmente, para representar os interesses da categoria, por isso é tão importante fortalecê-lo”, finalizou.