Sintep-MT realiza nova reunião com o IFMT para oferta de formação para funcionários de escola


O debate desta semana contou com a participação e consultoria do especialista no tema, professor João Monlevade.

Publicado: 05/04/2024 13:48 | Última modificação: 05/04/2024 13:48

Escrito por: Roseli Riechelmann

Reprodução

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) estreita as negociações com o Instituto Federal de Educação de Mato Grosso (IFMT) para avançar na oferta de novas turmas do curso de Técnico em Desenvolvimento Infantil (TDI. Além de retomar o debate para a criação e implementação do Curso Superior Específico para Funcionários de Escola.

O encontro realizado quinta-feira (04/04), no IFMT, reuniu o secretário de Funcionário do Sintep-MT, Klebis Marciano, o atual diretor do CREaD (Centro de Referência de Educação a Distância) no IFMT, Rothschild Alencastro Antunes, e contou com a participação do professor doutor, João Monlevade. Monlevade, mesmo aposentado, integra o núcleo de consultoria do Sintep-MT para as questões de formação de funcionários de escola.

“Basicamente fomos fortalecer a parceria para ampliar a oferta do curso de TDI, inédito no Brasil, e conhecer o material didático elaborado pelo IFMT para a formação”, destaca Monlevade, que tivemos é um dos idealizadores da coleção de livros didáticos do Profuncionário, e ainda, o precursor de conteúdo para uma formação específica para TDI, a partir da edição do livro “Funcionários, educadores, profissionais ou servidores descartáveis?”, de 1986.

No segundo ponto da pauta foi tratado a oferta do Curso Superior específico para Funcionários, que registrou avanços significativos antes do período da pandemia, mas que em virtude até mesmo da condução das políticas do MEC, no período Bolsonaro, sofreram retrocessos financeiros e pedagógicos.

Monlevade lembra da formação do grupo de estudo formado por dirigentes do Sintep-MT e membros do IFMT, na época, desenvolveu a proposta pedagógica para quatro cursos superiores, a partir de matriz existente, elaborada pelo professor doutor Luiz Dourado. Contudo, a oferta ficou engavetada e agora retomaremos”, esclarece .

O secretário de Funcionários do Sintep-MT, Klebis Marciano, comemora mais um passo dado para retomada das formações em parceria com o IFMT. Segundo ele, apenas nos quatro primeiros meses do ano foram apresentadas perspectivas muito positivas para os trabalhadores da educação. “Temos que comemorar a retomada de todo esse processo conjunto em defesa da formação. Foram anos tenebrosos cujos retrocessos prejudicaram, porém, vislumbramos avanços para a formação dos funcionários e funcionárias de escola”, destacou