Sintep-MT realiza mobilizações contra arrocho salarial do governo Mauro Mendes

Mobilizações na capital e nos municípios exigem agenda com o governo Mauro Mendes, cumprimento da recomposição salarial e fim dos desmontes das políticas educacionais

Publicado: 28/03/2022 17:31 | Última modificação: 28/03/2022 17:31

Escrito por: Assessoria/Sintep-MT

Jadson Oliveira
Assembleia da categoria deliberou agenda de mobilizações

Os trabalhadores da educação da rede estadual iniciam amanhã, 29 de março, a agenda de mobilizações de três dias (29, 30 e 31/03) pela recomposição salarial de 21,51%, para equiparação do piso salarial estadual ao nacional. As manifestações objetivam reivindicar uma audiência do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) com o governo para tratar da Campanha Salarial de 2022.
O desmonte da Educação Pública promovido pelo governo estadual levará os trabalhadores para as ruas em um ato público, com paralisação, no dia 1 de abril, como o mote do “Dia da Mentira”, numa alusão declarada ao descumprimento do governo Mauro Mendes às promessas de campanha.

As atividades do período foram deliberadas em Assembleia Geral da categoria, dia 21 de março, com encaminhamentos apontados depois de dois dias de Conselho de Representantes do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT). Na ocasião foram definidas duas datas de paralisação. A primeira no “dia da mentira” (1º de Abril), e a segunda no dia 16 de maio, mês da Campanha Salarial e contra o achatamento do piso salarial dos educadores.

Confira a agenda de Março/Abril

No dia 29 de março (terça-feira), os profissionais da educação realizarão mobilização nos respectivos municípios, com atos em frente às Diretorias Regionais de Educação (DREs), Núcleos Regionais de Educação (NREs); Câmaras de vereadores, Ministério Público, entre outros.

No dia 30 de março (quarta-feira), os atos ocorrerão em Cuiabá, com mobilização na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), e nos municípios. As subsedes do Sintep-MT realizarão debates sobre as perdas salariais com base no estudo da Cartilha Salarial da Rede Estadual 2022, elaborada pelo sindicato. A atividade deverá reunir os profissionais da Educação e comunidade escolar.

Para o dia 31 de março (quinta-feira), a programação será de panfletagem na capital e nos municípios. “Precisamos esclarecer a sociedade de que as perdas promovidas pelo governo Mauro Mendes não atingem apenas os trabalhadores da educação, mas é o completo desmonte da Educação Pública gratuita no estado”, destaca o presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira.

A mobilização de três dias será encerrada com paralisação e grande ato público na capital, Cuiabá, com a participação de caravanas do interior, a partir das 14 horas, em frente ao Tribunal Regional do Trabalho, na avenida do CPA, em Cuiabá.  "Queremos cobrar a agenda de negociações e alertar a sociedade para o desmonte de direitos, antes que o processo eleitoral aconteça”, conclui Valdeir Pereira.