Sintep-MT realiza hoje a segunda maior eleição de Mato Grosso

O sindicato dos trabalhadores da educação tem subsedes em 140 municípios, sendo que Barra do Garças está integrada a Pontal do Araguaia, cobrindo assim 141 municípios do estado

Publicado: 14/06/2022 18:36 | Última modificação: 14/06/2022 18:36

Sintep/Barra do Garças
Urnas eleitorais na subsede de Barra do Garças e Pontal do Araguaia

ReO Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) realiza hoje (15/06), das 8h às 20 horas, em todo o estado, as eleições gerais do Sintep-MT.  No pleito estarão sendo escolhidos os dirigentes da central, diretores regionais, para os 15 polos estaduais, e diretorias das subsedes do sindicato nos municípios, para a gestão do triênio 2022 a 2025.

As eleições do Sintep-MT são a segunda maior eleição de Mato Grosso, ficando atrás apenas das eleições gerais ao governo do estado. Ao todo, ocorrerão votações em 75% dos municípios, sendo que os demais, por exigências estatutárias não cumpridas, terão novas datas para realização do pleito. O sindicato dos trabalhadores da educação tem subsedes em 140 municípios, sendo que em Barra do Garças integra também os educadores de Pontal do Araguaia, cobrindo assim 141 municípios do estado.

Para a secretária geral da comissão eleitoral, professora Maria Antônia Martins, a luta sindical se faz cada dia mais necessária para continuar avançando em questões não apenas salariais, mas também pelas políticas educacionais, gestão das escolas que, que se encontram pressionadas pela militarização, pela falta de recursos e, enfim, com a própria existência ameaçada. “O Sintep-MT é reconhecido pela defesa das bandeiras das políticas públicas ampliadoras e reparadoras dos direitos, pela terra pra todos que nela vivem, pela saúde pública, pela moradia, pela segurança, pelas causas das mulheres e tantas outras”, destacou.

Segundo alerta Maria Antônia, o país enfrenta um grave quadro econômico, social, cultural e ambiental, e ainda com tensões provenientes das ameaças à democracia, à liberdade de organização e de expressão, além da intensificação da desigualdade. “Precisamos fortalecer o Sintep-MT com engajamento na eleição das suas diretorias Central, Regionais e Municipais. Firmeza na luta sempre consolida sucesso nas conquistas.

Os filiados aptos a votarem terão seus nomes elencados na listagem eleitoral. Contudo, caso um profissional apto a partir do pleito esteja fora da lista, não estará impedido de votar, se apresentar o comprovante de quitação com o sindicato, dentro do prazo estabelecido pelo regimento eleitoral. Quaisquer outras dúvidas sobre locais de votação e participação, não esclarecida, os questionamentos devem ser feitos aos membros da comissão eleitoral local.