Sintep-MT realiza formação sindical em Cotriguaçu com foco na valorização profissional


Encontro abordou financiamento da educação, defesa do Piso Salarial Nacional e reformulação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração da categoria

Publicado: 10/09/2025 17:34 | Última modificação: 10/09/2025 17:34

Escrito por: Roseli Riechelmann

Subsede Cotriguaçu
Profissionais da educação pública e a direção da subsede do Sintep/Cotriguaçu finalizam atividade formativa realizada pela diretoria regional do Sintep-MT

A direção regional Noroeste do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), Vale do Juruena, realizou duas oficinas de formação, dias 8 e 9 de setembro, com a nova direção da subsede do Sintep/Cotriguaçu, municípo a 950 km de Cuiabá-MT. Também participaram profissionais da educação das escolas públicas de Contriguaçú do distrito de Nova União (105 km distante de Cotriguaçu). O objetivo foi trabalhar a legislação nacional sobre financiamento da educação, a fim de instrumentalizar os sindicalizados sobre a valorização profissional assegurada no Piso Salarial Profissional Nacional.

Sintep/Cotriguaçu
Diretor regional do Sintep-MT, Carlito Pereira, durante atividade com dirigentes da subsede de Cotriguaçu

O atual presidente da subsede do Sintep/Cotriguaçu, Carlos Niero Filho, acredita que a interlocução foi de extrema importância para os novos dirigentes, assim como para os profissionais da educação que participaram da formação. Segundo Carlos, a subsede passa por reformulação e a formação revigora o coletivo sindical para os enfrentamentos. “Os desafios aqui não são poucos”, destacou.

A secretária de Comunicação da entidade, Maria Imaculada, pontua que a direção buscou sanar dúvidas sobre a valorização salarial, já que o município não paga o Piso Salarial aos profissionais da educação. “Os estudos feitos sobre o orçamento municipal constataram que é possível, pois até a verba do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) não está sendo aplicada na totalidade”, informa.

Sintep/Cotriguaçu
Formação com profissionais da educação do Distrito de Nova União

A pauta da formação foi extensa e destacou o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da categoria, que passa por reformulação e deve ser votado em breve. Maria Imaculada destaca que o novo Plano traz a defesa do Piso e ainda estabelece o pagamento do 1/3 de férias sobre 45 dias para professores. “Os professores recebem o terço sobre os 45 dias de férias há três anos, mas o objetivo é que se torne regra”, destacou.

Ainda nos apontamentos apresentados pelo diretor regional do Sintep-MT, Carlito Pereira, responsável pela formação, os profissionais do município precisam realizar Concurso Público o quanto antes. Muitos profissionais estão se aposentando, e a distorção entre efetivos e interinos tem aumentado. Mais do que isso, o impacto na previdência se evidencia no cálculo atuarial, que revela que a previdência própria está esvaziada, com fundo previsto apenas para mais dez anos.