Sintep-MT realiza encontro de aposentados e pensionistas da educação da macrorregião Norte
Debate virtual tratará sobre perdas de direitos, achatamento salarial, confisco e aspectos importante para a saúde física e mental
Publicado: 16/03/2022 19:03 | Última modificação: 16/03/2022 19:03
Escrito por: Roseli Riechelmann

Nesta quinta-feira (17/03), a partir das 14 horas, o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) inicia o Encontro por Macrorregionais do Sintep-MT, de modo virtual, reunindo aposentados e pensionistas da educação dos municípios da macrorregional Norte (I, II, III e IV). O objetivo é possibilitar o diálogo com o maior número possível de participantes sobre a “Reforma da previdência e seus desafios para aposentados/as e pensionistas” e também “O cuidado de si: reflexões sobre saúde”.
A secretária de Seguridade Social do Sintep-MT, a professora aposentada Angelina Oliveira Costa, destaca que a atual situação das aposentadorias e pensões dos servidores do estado, em especial os da educação, tem gerado desconforto e insatisfação. Conforme Angelina, o confisco de 14% dos salários se agrava com a alta da inflação dos alimentos, remédios e plano de saúde, o que compromete a qualidade de vida das pessoas.
Diante do quadro de desafios, o Encontro terá um momento para “Reflexões sobre saúde: pandemia e efeitos na saúde mental”. A abordem tratará sobre os sintomas que aprisionam as emoções, medicamentos e outros problemas, entre eles, como se colocar em movimento dentro desse cenário? O diálogo será conduzido pela palestrante convidada, a psicóloga e psicoterapeuta, Luciane Kozicz Reis Araújo.
O Encontro de Macrorregionais transmitido pelo facebook e youtube do Sintep-MT será aberto pelo presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, com palestra do secretário de Redes Municipais, Henrique Lopes, e mediação da dirigente estadual, Angelina Oliveira.
Os encontros virtuais prosseguem na próxima semana, sempre às quintas-feiras, com participação da macrorregional Noroeste e Médio Norte. Ao todo são cinco macrorregiões (Norte, Médio Norte e Noroestes, Sul, Leste e Oeste)