Sintep-MT realiza atividade com educadores em shoppings da grande Cuiabá

Com camisetas manifestando indignação grupos do acampamento vão as salas de cinema de Cuiabá com camisetas com a mensagem de protesto a desvalorização salarial grupos de acampados vão ao cinema

Publicado: 18/07/2024 18:05 | Última modificação: 18/07/2024 18:05

Sintep-MT/Edevaldo José
Presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, acompanha os trabalhadores em manifestação silenciosa realizadas nos shopping centers

Dois filmes infantis marcaram as atividades vespertinas do Acampamento da Resistência do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) na tarde de ontem (17). Os profissionais acampados visitaram três shoppings, dois em Cuiabá e um em Várzea Grande. Com camisetas com o tema “Mato Grosso cresce e os/as educadores/as empobrecem”, chamaram a atenção dos frequentadores e trabalhadores dos shopping centers para a luta dos educadores da rede pública estadual.

Para a professora Thais Pessoa, do município de Rosário Oeste, zona rural, levar a mobilização para esses locais é interessante do ponto de vista do impacto. “Tratando-se de um espaço elitizado que geralmente é indiferente à causa da categoria dos professores, conseguimos provocar o incômodo,” argumentou.

Sintep-MT/Edevaldo José

Conforme Thais, estar em grupo deu outra resposta ao público. “É uma provocação maior em um ambiente de indiferença e hostilidade. As pessoas se sentem invadidas, como se fôssemos inadequados ao espaço. Locais onde sozinhos normalmente somos silenciados”, relatou.

Por outro lado, há quem pense diferente. “Como impacto à causa, o resultado é pequeno”, pensa a professora de Ribeirão Cascalheira, Agda Pereira. Contudo, destaca o que causou, já que percebeu a surpresa de muitos ao verem um grupo grande chegar junto e todos de camiseta preta. “Há um estranhamento e curiosidade, especialmente no cinema, onde os grupos são diversificados”, disse.

Sintep-MT/Edevaldo José

Outro grupo, em um shopping diferente, registrou a princípio a grosseria das atendentes no cinema. Depois, ao circularem, notaram a curiosidade das pessoas diante de olhares e tentativas de leitura da frase na camiseta. “Fomos notados e a mensagem repassada os fez pensar”, acredita a professora de Diamantino, Rosângela Pereira de Oliveira.

O professor Dominique Vaz, de Primavera do Leste, percebeu que há um desconhecimento da causa dos educadores e até mesmo das lutas pela qualidade dos serviços públicos, a partir de algumas reações.

Para os dirigentes do Sintep-MT, a experiência foi considerada positiva, além de proporcionar diversão aos acampados no tempo de descontração nos cinemas. A mobilização volta à programação de luta com panfletagem e palestra no acampamento, na sexta-feira (19) pela manhã, com o professor doutor em economia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), José Menezes.