Sintep-MT realiza a 1ª Marcha estadual para cobrar retomada da política de valorização salarial

Os cinco anos sem recomposição integral dos salários e uma série de desmontes levam a categoria a retomar os protestos nas ruas em defesa da carreira na educação pública

Publicado: 28/06/2023 19:59 | Última modificação: 28/06/2023 19:59

Sintep-MT/Edevaldo José
1ª Marcha por valorização salarial reúne representantes da Educação de todo o estado

Mesmo sob ameaças, pressões e desinformações, por parte do governador Mauro Mendes e Diretorias Regionais Ensino (DRE), trabalhadores da educação fizeram o enfrentamento nas ruas de Cuiabá. O ato chamado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), neste dia 28 de junho, cobrou valorização da categoria, questões administrativas e melhorias na Educação.

Concentrados na Praça Ulisses Guimarães, no Centro Político e Administrativo da capital, os trabalhadores seguiram em caminhada, com paradas de protestos no Palácio Paiaguás e Secretaria de Estado de Educação, cobrando respeito à carreira, fim confisco das aposentadorias e pensões além melhorias nas condições de trabalho e de saúde dos profissionais.

Sintep-MT/Edevaldo José
A marcha dos profissionais da educação cobra respostas do governo em frente a Seduc-MT

Há cinco anos sem recomposição salarial e com a Revisão Geral Anual (RGA) parcial, os profissionais da educação estão num processo de perda do poder de compra e desvalorização da carreira. O Sindicato tem uma proposta de valorização “viável e possível” dentro do orçamento estadual, contudo os dirigentes destacam a atuação pouco democrática do governo, ao não abrir o diálogo.

“O governo Mauro Mendes não só atuou para interromper a Lei 510/2013, que promoveria a recomposição das perdas salariais históricas, como também tem ignorado o repasse integral da Revisão Geral Anual (RGA). As perdas somam mais de 50%. Nossa luta é para negociar uma proposta viável para valorização da carreira, além de retomar o debate sobre demandas administrativas que estão comprometendo o trabalho dos profissionais e a carreira”, ressaltou o presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira.

Sintep-MT/Francisco Alves
Presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, esclarece a imprensa sobre os motivos da paralisação na rede estadual

Segundo o dirigente, o governo além de confiscar os benefícios de aposentadorias e pensões, criou um arsenal de “Ajudantes de Ordens”, para fazer todo tipo de atrocidade, inclusive assédio moral. “Já virou uma marca do Governo Mauro Mendes”, afirma Valdeir Pereira.

A primeira edição da Marcha Estadual do Sintep-MT contou com a participação dos trabalhadores da educação da rede estadual das 15 regionais do Sintep-MT,  dirigentes regionais, estudantes, Ubes (União Brasileira de Estudantes Secundaristas), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso (CUT-MT), Movimento LGBT, e associação de pescadores, que fortaleceram as denúncias contra os ataques promovidos pelo governo Mauro Mendes a classe trabalhadora.

Confira as fotos no facebook do Sintep-MT