Sintep-MT reafirma parceria histórica na realização da 31ª edição do SEMIEDU/UFMT

Evento de 2023 debate a formação profissional com foco no pensamento do currículo para as diversidades.

Publicado: 20/06/2023 18:22 | Última modificação: 20/06/2023 18:22

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), Valdeir Pereira, e a secretária de Políticas Educacionais da entidade, Guelda Andrade, estiveram reunidos na manhã de segunda-feira (19/06) com a coordenação do Seminário de Educação (SEMIEDU), realizado pela Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), para reafirmar a parceria histórica do sindicato no evento anual, que completará novembro de 2023, sua 31ª edição.

Na oportunidade, a coordenadora do 31º SEMIEDU, professora Ozerina Victor de Oliveira, apresentou o tema central do evento: “Educação e seus atuais labirintos: Qual Educação, com e para qual escola?" O seminário com foco na formação de professores, acontece entre 27 a 30 de novembro, com inscrições no valor de R$50,00 para profissionais da educação. O debate está pensado em toda a diversidade presente no espaço da escola, no sentido de promover uma reflexão em torno do rompimento com toda forma de violência presente na escola por meio do currículo, seja ela física, psicológica ou simbólica, sem esquecer do assédio moral. Ainda, o processo de mercantilização e privatização da escola pública, o cerceamento da autonomia dos profissionais da educação com o engessamento da organização curricular.

Segundo relata a dirigente do Sintep-MT, Guelda Andrade, o debate deste ano terá um olhar com mais profundidade para a diversidade e para o currículo, com foco nos currículos das escolas indígenas, quilombolas e também para o currículo pensado para pessoas com deficiência. A proposta é dialogar sobre como é, e como está se pensando essa organização curricular, para essa diversidade que chega na escola.

“Cabe para nós, profissionais da educação, um grande questionamento; será que nós estamos realmente atendendo, correspondendo às expectativas dessa diversidade que chega até a escola”, pergunta Guelda. Para a educadora é preciso avaliar se a formação inicial e continuada tem dado conta de corresponder a essas expectativas e as demandas que chegam até a escola pública.

O SEMIEDU é um espaço que possibilita analisar o que se tem ofertado como currículo tanto na formação na educação superior, como na educação básica, considerando os ataques à educação pública por meio das práticas dos governos. A exemplo de Mato Grosso, cita Guelda, em que o estado, implanta uma política de formação para os profissionais da educação “engessada”, ofertada pela Fundação Getúlio Vargas, totalmente desarticulada da realidade e necessidades da escola.

O debate do SEMIEDU é visto como uma oportunidade para dialogar e refletir sobre a formação que os profissionais da educação precisam, frente aos desafios da escola. O evento coloca no centro do debate o papel relevante da educação, como direito de todos. “A educação é um direito que garante outros direitos para a pessoa viver com dignidade. Educação de qualidade se faz com democracia e participação social”, conclui.