Sintep/MT reafirma em Seminário sobre Pandemia: aulas presenciais apenas com vacina

Presidente do Sintep/MT, Valdeir Pereira, argumenta que sem uma política efetiva de governo com vacinação, apenas o isolamento social assegura a vida da comunidade escolar

Publicado: 12/04/2021 11:34 | Última modificação: 12/04/2021 11:34

Sintep-MT

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Valdeir Pereira, reafirmou a defesa da volta às aulas presenciais, apenas com a vacinação dos profissionais. A afirmação ocorreu durante debate virtual sobre Enfrentamento da Pandemia, na tarde de sábado (10/04).

O Seminário de Enfrentamento da Pandemia, organizado pelo coletivo Amigos do Pantanal, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e Organizações da sociedade civil, mediado pelo professor pesquisador Sérgio Freitas, possibilitou ao presidente do Sintep/MT contextualizar a posição da categoria frente às defesas de retomada das aulas presenciais.

Conforme o Valdeir Pereira, estima-se que Mato Grosso tenha entre 160 a 180 mil profissionais nas unidades de educação pública. Um segmento que atua diariamente com mais de 800 mil estudantes. “Retomar as aulas presenciais seria colocar à prova quem tem resistência para sobreviver”, citou.

Outro ponto destacado foi a ausência de políticas públicas para assegurar o direito constitucional tanto à Educação como à vida. Valdeir destacou que os educadores seguem respeitando os dois direitos. Pois, apesar das aulas estarem remotas, os profissionais estão trabalhando e assegurando o respeito à vida.

“Sem uma política efetiva do governo, defendemos o isolamento social”, destacou. O presidente do Sintep/MT lembrou a precariedade das unidades escolares para o trabalho presencial nessa pandemia. “Mesmo os profissionais usando máscaras, álcool gel, utilizando os próprios equipamentos, 21 dias após a retomada das atividades presenciais, em 2021, tivemos um aumento das notificações de contágio e mortes”, relatou.

Segundo Valdeir, é comum a sociedade comparar a realidade da educação dos outros países com o Brasil. Contudo, se ignoram os investimentos feitos. O presidente chegou a exemplificar a situação da Espanha, em que voltaram às atividades após uma retomada das atividades no país, na pandemia. “O país ampliou o número de salas de aulas, reduziu a quantidade de estudantes por salas, contratou mais profissionais, implantou um conselho de fiscalização interna nas unidades, com testes regulares, além das medidas de higiene necessárias (álcool gel e máscaras)”, relatou.

O Seminário aprofundou ainda os desafios e equívocos gerados pelo negacionismo e desorganização nas medidas de enfrentamento da pandemia. Na oportunidade foram abordadas questões a partir das atuações realizadas por instituições e pessoas convidadas. Participaram a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso; Conselho Regional de Medicina (CRM); Defensoria Nacional dos Direitos Humanos; e o jornalista Enock Cavalcanti.

Fonte: Sintep/MT