Sintep-MT provoca debate antirracismo, defesa de gênero e valorização da mulher negra
Promove reflexões no Dia Internacional das Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas, assim como no Dia Nacional de Tereza de Benguela.
Publicado: 25/07/2025 10:47 | Última modificação: 25/07/2025 10:47
Escrito por: Roseli Riechelmann

Hoje é celebrado o Dia Internacional das Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas, assim como o Dia Nacional de Tereza de Benguela – líder quilombola, símbolo da resistência negra no Brasil. Para marcar esse 25 de julho, o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) promove um debate virtual a partir das 18h30, com transmissão ao vivo pelo Facebook e YouTube.
O evento – “Raízes Pretas: Ontem, hoje e sempre” – reunirá educadoras e pesquisadoras do estado que se dedicam ao estudo das relações entre racismo, gênero e sociedade. Entre os temas abordados estão: “Racismo, gênero e os desafios da saúde mental”; “Vulnerabilidade da mulher negra no tráfico de pessoas”; “Masculinidades brancas e violência interseccional: reflexões sobre a violência contra mulheres negras latino-americanas e caribenhas”.
.jpeg)
A atividade é promovida pelos Coletivos de Mulheres e de Combate ao Racismo do Sintep-MT, com o objetivo de ampliar a consciência sobre as desigualdades que afetam as mulheres negras no Brasil, país onde o racismo é estrutural, apesar de a maioria da população ser negra (56,1%) e feminina (51,5%). Desse total, cerca de 30% são mulheres negras.
Dados recentes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgados em junho de 2025 pelo IBGE, revelam que as mulheres negras têm os menores índices de escolarização. A média de anos de estudo entre elas é de 9,4 anos, contra 11 anos entre mulheres brancas. Entre 2016 e 2021, a taxa média de desemprego entre mulheres negras chegou a 18,9%, acima da média nacional de 12,6%.
Esses dados evidenciam a urgência de políticas públicas efetivas voltadas à superação do racismo, das desigualdades de gênero e da pobreza. No Dia Nacional de Tereza de Benguela, uma representante mato-grossense da força das mulheres negras, o debate estadual promovido pelo Sintep-MT representa um importante espaço para refletir sobre novos modos de vida e a valorização dos saberes das mulheres negras.