Sintep-MT presente na luta do coletivo de aposentados da educação na CNTE
Coletivo tonifica luta de trabalhadores aposentados da educação na defesa dos direitos previdenciários e do ensino público
Publicado: 24/05/2024 14:08 | Última modificação: 24/05/2024 14:08
Escrito por: Redação/CNTE/com informações Sintep-MT
A secretária de Seguridade Social do Sintep-MT, Angelina de Oliveira Costa, participa desde quinta da reunião do Coletivo de Aposentados/as da CNTE, que finaliza nesta sexta (24), junto com representantes do segmento de todo o país. Na oportunidade debatem a construção da resistência contra os projetos em tramitação que afetam o segmento.
A troca de experiências possibilitou ao grupo conhecer a realidade enfrentada pelos profissionais aposentados da educação em todos os estados e, ao mesmo tempo, destacar as lutas de Mato Grosso.
“Estamos vivendo um momento de desafios para os aposentados e aposentadas de Mato Grosso, desde a implementação do confisco das aposentadorias. Contudo, é fundamental destacar o protagonismo mantido pelo segmento que retoma a participação nas atividades sindicais, ampliando a atuação e o compromisso com o Sindicato, atuando inclusive na direção de muitas subsedes”, relatou Angelina.
O encontro nacional contou com a participação do ex-presidente da CNTE e ex-deputado federal por Mato Grosso, Carlos Abicalil, que fez a apresentação sobre a análise da conjuntura e os confiscos previdenciários dos/as profissionais.
O secretário de Aposentados e Assuntos Previdenciários da Confederação, Sérgio Kumpfer, ressaltou em suas falas, a importância da troca de experiência e principalmente o repasse das orientações sobre a luta contra os confiscos. “Esse tem sido o tema central da luta dos aposentados/as, não só dos que são ligados à educação, mas de toda a classe trabalhadora", destacou.
Aposentados ativos na luta
Também presente na reunião, a secretária de Finanças da CNTE, Rosilene Corrêa, fez menção à participação dos/as trabalhadores/as aposentados/as na Marcha da Classe Trabalhadora, realizada em 22 de maio.
Agenda de luta
Conduzindo a pauta do dia, o assessor jurídico da CNTE, Eduardo Ferreira, apresentou um conjunto de projetos que tramitam no Congresso Nacional e no Poder Judiciário, que também são de interesse dos/as educadores/as aposentados/as.
“São lutas que a CNTE tem acompanhado, um pouco mais específicas para a reforma previdenciária, mas também, em relação à educação. Não tem como desvincular a luta dos/as trabalhadores/as aposentados/as das muitas que a Confederação e os sindicatos estaduais e municipais ainda enfrentam em defesa da educação, do financiamento público e do regime próprio para profissionais que já estão aposentados e para aqueles que ainda irão se aposentar. Queremos uma aposentadoria digna para todos”, reforçou.
Entre os principais assuntos de luta dos/as aposentados/as, relacionadas com os trabalhadores ativos, ele destacou:
• Financiamento para educação pública e os regimes previdenciários;
• Defesa da realização de Concursos Públicos para dedicação exclusiva dos profissionais;
• Defesa do Piso Salarial Nacional e valorização das carreiras;
• Integralidade e paridade;
• Fim dos confiscos para ativos e aposentados; e
• Previdência digna para as atuais e futuras gerações.
Confira aqui as principais pautas de interesse dos/as trabalhadores/as aposentados/as da educação