Sintep-MT participa do IV Seminário das Pretas em apoio à luta antirracista


O encontro reuniu representantes de diversas instituições, em busca de igualdade e justiça social

Publicado: 01/09/2025 18:09 | Última modificação: 01/09/2025 18:09

Escrito por: Lina Obaid

Reprodução
O Seminário faz parte das atividades rumo à Marcha Nacional das Mulheres Negras.

n
O IV Seminário das Pretas, promovido pelo Fórum de Mulheres Negras de Mato Grosso (FMN/MT), contou com a presença ativa de representantes do Sintep-MT — Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso — no último sábado, 30/08. A atividade reuniu dirigentes sindicais, mulheres de diferentes territórios, coletivos organizados, movimentos sociais e apoiadores da causa negra, com o objetivo de fortalecer a resistência e as pautas históricas das mulheres negras. Corpo, território, justiça climática, agroecologia, afrofuturismo e o bem viver das mulheres negras foram temas centrais das reflexões.

Representando a entidade sindical, estiveram presentes a vice-presidenta do Sintep-MT, Maria Celma Oliveirah, e a secretária de Políticas Sociais, Leliane Borges, reafirmando o compromisso da categoria com as lutas sociais, antirracistas e feministas.

Maria Celma destacou que o Sintep-MT, enquanto sindicato comprometido com a transformação social, tem entre suas bandeiras a luta contra todas as formas de opressão: racismo, sexismo, feminicídio, xenofobia e outros. Para ela, a educação pública tem papel estratégico na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Vice-presidenta do Sintep-MT, Maria Celma Oliveirah.

“Entendemos que a escola é um território fundamental para a conscientização e o enfrentamento das violências que atingem, sobretudo, as mulheres negras — que são as maiores vítimas do racismo estrutural e do feminicídio no Brasil e em Mato Grosso. Estar neste seminário é fortalecer essas lutas que também são nossas”, afirmou.

A dirigente reiterou ainda que o Sintep-MT mantém diálogo permanente com fóruns, conselhos e movimentos que atuam pela equidade racial, de gênero e pela justiça social, defendendo políticas públicas efetivas para os segmentos historicamente marginalizados.

O IV Seminário das Pretas integra o calendário de mobilizações rumo à Marcha Global das Mulheres Negras, marcada para o dia 25 de novembro, em Brasília, e reforça a importância da organização coletiva para denunciar as violências e afirmar o protagonismo das mulheres negras nas lutas por direitos e dignidade.