Sintep-MT participa do 13º Congresso Estadual da CUT-MT

O maior sindicato do estado de Mato Grosso participa dos debates sobre os desafios da classe trabalhadora e o “Novo Sindicalismo".

Publicado: 17/07/2023 10:44 | Última modificação: 17/07/2023 10:44

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), entidade filiada à Central Única dos Trabalhadores (CUT), elegeu delegados para o 13º Congresso Estadual da CUT-MT (Cecut-MT), representando todo o estado, eleitos em Assembleia da categoria, participam de 21 a 23 de julho dos debates da luta da classe trabalhadora com o tema central “Luta, Direitos e Democracia que Transformam Vidas!”

O Cecut-MT ocorre a cada quatro anos e está em sua 13ª edição, tendo à frente do mandato presidencial no estado de Mato Grosso, também um representante da Educação, o professor Henrique Lopes do Nascimento. O Cecut-MT de 2023 se dará dentro de um momento importante para a classe trabalhadora, pois celebra os 40 anos de fundação da CUT Brasil, a maior central sindical da América Latina.

A Assembleia que elegeu os integrantes da delegação do Cecut-MT, também deliberou os representantes estaduais para o 14º Congresso Nacional da CUT, que ocorrerá entre 19 a 22 de outubro, em São Paulo. O Concut celebra um momento histórico em que passado e presente se encontram apontando para o importante papel que a CUT precisa desempenhar no processo de organização da classe trabalhadora e de reconstrução do país.

Para o presidente do Sintep-MT e secretário de Relações de Trabalho da CUT-MT, professor Valdeir Pereira, participante da delegação, não há como fazer o debate e avançar nas lutas dos profissionais da educação sem o entendimento de que todos somos classe trabalhadora.

“Nossa participação reforça as lutas dos trabalhadores e das trabalhadoras para vencer os desafios por melhorias da qualidade de vida e trabalho e ao mesmo tempo pensar o movimento sindical para atender as demandas da atualidade”, conclui o presidente do Sintep-MT e dirigente da CUT-MT.