Sintep-MT participa de reunião para tratar sobre retorno das aulas em agosto

A defesa sindical é pela elaboração de comitês de acompanhamento local, para avaliar a situação de cada municípios e definir as condições para organizar o retorno

Publicado: 16/07/2021 18:04 | Última modificação: 16/07/2021 18:04

Escrito por: Andressa Boa Sorte

Sintep-MT

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), Valdeir Pereira, participou de uma reunião junto à AMM, Undime, Seduc-MT, SES-MT e Ministério Público Estadual, para tratar do anúncio feito pelo governo sobre o retorno às aulas na rede estadual já para o início do mês de agosto.

Durante os debates, o presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, destacou ser “precipitado o anúncio do governo sobre esse retorno já para agosto”. “Nós defendemos que sejam elaborados comitês de acompanhamentos locais, para que seja avaliada a situação de cada município, se há ou não condições de retorno naquela cidade. O governo comete um grande equívoco anunciando esse retorno na rede estadual, visto que esse não é um tema que possa ser tratado no atacado, quando temos realidades tão distintas de uma região para outra”, disse Valdeir.

Criança faz tarefa em casa: é possível voltar para a escola?

Outro ponto defendido pelo Sintep-MT na reunião, foi de que o governo garanta as condições de biossegurança nas unidades de ensino. Isso inclui planejar e organizar os equipamentos de EPI para os trabalhadores e também equipes de limpeza para higienizar os ambientes de forma constante. “O governo não pode simplesmente determinar o retorno sem que essas questões práticas de biossegurança sejam atendidas. Se há recurso, o estado deveria adquirir máscaras que garantam uma melhor proteção do que as de tecido que são fornecidas atualmente. Além disso, é preciso pensar no quadro de pessoal que atua na limpeza dos ambientes. Não pode funcionar como antes da pandemia, com a limpeza somente antes e depois das aulas. Essa higienização precisa ser constante para diminuir os riscos de contaminação dentro do ambiente escolar”, ressaltou o sindicalista.

Cidades onde os trabalhadores já receberam as duas doses

O Sintep-MT reforçou o seu posicionamento pela defesa de que o retorno presencial ou semipresencial se dê somente com a imunização completa dos trabalhadores, o que inclui as duas doses. “Nas cidades onde os profissionais já foram imunizados, é claro que deve ser discutido esse retorno presencial. Esse é o nosso desejo, no entanto, não podemos é colocar as pessoas dentro das unidades sem a imunização dos trabalhadores e sem discutir os protocolos de biossegurança”, disse. O presidente do Sintep-MT ainda sugeriu que, quando do retorno, o governo promova uma testagem constante dos profissionais, afim de fazer um acompanhamento e controle da pandemia dentro das escolas.

Valdeir ainda cobrou do estado, medidas administrativas para a minoria que se negar a receber o imunizante. “Quanto à vacinação, que o governo institua uma forma de garantir com que todos os profissionais da educação tomem a vacina, ainda que uma minoria possa vir a se recusar. O estado precisa tomar medidas administrativas, já que a segurança coletiva não pode ser colocada de lado diante de um vontade individual”, destacou.

Ao final da reunião, o presidente da Associação Mato-Grossense dos Municípios, Neurilan Fraga, marcou um novo encontro entre os gestores municipais e entidades relacionadas, para avaliar como vai estar o estado pandêmico no estado e em cada cidade, nas próximas semanas.

“Essa decisão precisa ser democrática e tomada pelos prefeitos, porque são eles que vão saber dizer que aquela cidade tem ou não as condições necessárias para o retorno. O ideal seria a vacinação em massa, então, diante dessas dificuldades, vamos ter que discutir novamente”, disse Neurilan.

Fonte: Assessoria/Sintep-MT.