Sintep-MT participa de reunião da Comissão Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
A Comissão tem um papel fundamental para assessoras, subsidiar, apoiar e estimular o Conselho Estadual de Saúde (CES)
Publicado: 11/04/2025 19:31 | Última modificação: 11/04/2025 19:31
Escrito por: Lina Obaid

Representantes do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) participaram da reunião que retoma as atividades da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT), com a aprovação do regimento da comissão e composição da mesa diretora, nesta quinta-feira, dia 10/04, em Cuiabá.
O objetivo do encontro foi a criação da mesa diretora da Comissão, que tem entre as atribuições, assessorar o CES na formulação de políticas de implementação de estratégias relativas à saúde do trabalhador em geral, bem como subsidiar programas políticas de prevenção da saúde da pessoa trabalhadora, e outros.
A conselheira de saúde do Estado e secretária geral do Sintep-MT, Maria Luiza Zanirato, explica que o Conselho Estadual de Saúde serve como intermediador entre a Comissão e a Secretaria Estadual de Saúde, nas questões relacionadas à saúde do trabalhador e da trabalhadora.
A partir das questões trazidas pela Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, o Conselho Estadual de Saúde direciona suas recomendações para a Secretaria Estadual de Saúde, a fim de que se criem políticas públicas de melhoria nas condições de saúde e do ambiente de trabalho para as várias entidades e categorias representadas pela Comissão”, esclareceu.
Já a representante do Sintep-MT, membra da Comissão e vice-presidente estadual da instituição, Leliane Borges, reitera que “O sindicato exerce um papel fundamental dentro da Comissão, na busca por melhores condições de saúde dos profissionais da educação em seus ambientes de trabalho. A entidade sindical defende que as gestões em geral se preocupem com a saúde dos profissionais da educação, e que busquem políticas efetivas para a garantia da qualidade de vida destes trabalhadores e trabalhadoras, visto que a educação está entre as categorias mais adoecidas laboralmente em Mato Grosso”, destacou.

A eleição da mesa diretora a CISST ficou para a próxima reunião dos representantes, em junho deste ano.
A comissão conta com representante do Conselho Estadual de Saúde, representantes de instituições públicas de saúde, trabalho e meio ambiente e entidades sindicais, confederações e outros.