Sintep-MT participa de reunião com profissionais da Educação em Campinápolis


O presidente do sindicato faz intermediação entre prefeitura e categoria com foco na construção do PCCS dos educadores da rede municipal

Publicado: 04/09/2025 10:42 | Última modificação: 04/09/2025 10:42

Escrito por: Luiz Benitt

Luiz Benitt
Presidente do Sintep-MT, Henrique Lopes, trata sobre Plano de Carreira dos Profissionais da Educação na Câmara Municipal de Campinápolis

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), Henrique Lopes, participou  ontem (03/09) de uma reunião com profissionais da educação da rede municipal de Campinápolis, na Câmara Municipal. O encontro contou ainda com a presença de representantes da subsede do Sintep no município, autoridades do Executivo, vereadores da Comissão de Educação da Casa de Leis e servidores públicos efetivos e comissionados.

O principal ponto em debate foi o Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS). A luta por um plano específico para a categoria educacional se arrasta desde a década de 1990, quando a administração municipal da época criou um modelo unificado para todos os servidores. Agora, os profissionais da educação defendem a construção de um plano próprio, que contemple direitos e deveres condizentes com a realidade da profissão.

Luiz Benitt
O PCCS da educação representa valorização salarial e reconhecimento de uma categoria

Henrique Lopes destacou a importância da mobilização e a necessidade de o município reconhecer o papel central da educação.

“A luta pelo Plano de Carreira dos profissionais da Educação é histórica e legítima. Não se trata apenas de valorização salarial, mas do reconhecimento de uma categoria que forma as novas gerações e sustenta o futuro de Campinápolis. O poder público precisa compreender que investir nos educadores é investir no desenvolvimento da cidade”, afirmou Henrique Lopes.

Luiz Benitt
Profissionais da educação da rede municipal, vereadores debatem sobre a relevância do PCCS da educação

O dirigente ressaltou ainda que o Sintep-MT estará ao lado dos trabalhadores para que esse direito seja garantido, como conquistado em outros municípios do estado. “O momento é de união e de pressão organizada para que a pauta avance e se torne realidade”, afirmou o presidente do Sintep-MT.