Sintep-MT participa de oficina do MEC para construção de planos decenais de educação


A capacitação técnica repassa uma metodologia com base no uso de ferramentas para desenvolver ações concretas para a melhoria na construção dos Planos estadual e municipais de Educação

Publicado: 15/08/2025 09:50 | Última modificação: 15/08/2025 09:50

Escrito por: Roseli Riechelmann

Reprodução

A secretaria de Políticas Educacionais do Sintep-MT participa, até esta sexta-feira (15), da oficina de formação promovida pela Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase), do Ministério da Educação (MEC), em Cuiabá. O encontro ocorre na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e tem como foco apresentar a metodologia que deverá orientar a elaboração dos planos estadual e municipais de educação.

Segundo Dirceu Blanski, secretário-adjunto de Políticas Educacionais do Sintep-MT, a participação da entidade, que integra o Fórum Estadual de Educação, é importante.
“A capacitação possibilita conhecer a metodologia que será usada como ferramenta para construção dos planos. Ela traz dados e indicadores quantitativos como base para orientar o trabalho do monitoramento, avaliação e reestruturação dos Planos de Educação”, explicou.

Reprodução
Dirigente do Sintep-MT, Dirceu Blanski, no grupo de trabalho com os representantes do Fórum Estadual de Educação 

De acordo com o assessor da Sase/MEC, Bruno Câmara Pinto, a metodologia é a mesma utilizada na formulação do novo Plano Nacional de Educação (PNE) 2025–2035, o PL 2614/2024, atualmente em tramitação no Congresso Nacional. O texto foi construído de forma colaborativa, durante a Conferência Nacional de Educação de 2024.

A proposta da capacitação é preparar os representantes da educação para o processo de construção dos planos decenais, previsto para ocorrer em 2026. “Precisamos estar preparados. A expectativa é que até dezembro o Congresso aprove o novo PNE, e, a partir disso, sejam prosseguidos os debates estaduais e municipais, pauta já em debate no Fórum Estadual de Educação e Conselho Estadual de Educação”, reforçou Dirceu Blanski.

A formação já passou por etapas nacionais e regionais, com o objetivo de incentivar a construção coletiva. A metodologia parte de um diagnóstico dos problemas educacionais no estado e nos municípios, estabelecendo objetivos e metas quantificáveis, com base em estratégias definidas. “A finalidade é conhecer as ferramentas para desenvolvermos ações concretas para a melhoria na construção dos Planos estadual e municipais de Educação”, cita Blanski.

A capacitação, iniciada dia 12 de agosto, reuniu representantes da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Seduc-MT, entre outras.