Sintep-MT participa de debates sobre programa de formação continuada dos servidores da Educação

O evento teve como público-alvo os servidores que atuam na rede pública de ensino no município de Aripuanã.

Publicado: 30/01/2023 19:45 | Última modificação: 30/01/2023 19:45

Escrito por: Assessoria/Sintep-MT.

Reprodução

O presidente do Sintep-MT, professor Valdeir Pereira, e o diretor da Regional Vale do Juruena, Carlito Rocha, participaram nesta segunda-feira (30), de um evento realizado em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação de Aripuanã, da Promotoria Pública e Prefeitura, para debater a programação da Formação continuada para os servidores da Educação para o ano letivo de 2023.

Dentre os itens da pauta, estão:

-Violação dos Direitos da Criança e do Adolescente;

-Processos Judiciais e Administrativos Disciplinares;

-Indicador do Processo de Ensino e Aprendizagem de Mato Grosso (IPEA-MT) – diretrizes metodológicas e financeira para o desenvolvimento do plano de metas das unidades da rede pública de ensino;

-ICMS e a mudança da Lei Estadual nº 746/2022 e o Novo Fundeb, percentuais anteriores e os atuais, evolução da composição do IPM/ICMS e acompanhamento dos indicadores da educação.

ReproduçãoO evento teve como público-alvo os servidores que atuam na rede pública de ensino no município. O presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, destacou a relevância dos debates e citou a questão da distribuição do ICMS aos municípios. “São temas que influenciam a vida funcional dos educadores e que, consequentemente afetam também os estudantes, porque um ensino público de qualidade passa pela questão da valorização dos trabalhadores da educação e também de uma boa gestão dos recursos públicos. Sabemos que os municípios, assim como o próprio estado, ainda precisam investir muito mais em Educação, por isso, é importante compreender todo o processo decorrente das mudanças nas regras da distribuição do ICMS e o papel das prefeituras nisso”, disse.

O diretor da Regional Vale do Juruena, Carlito Rocha, ressaltou o papel do sindicato em acompanhar os debates e fazer os apontamentos necessários. “Todos os itens da pauta debatida hoje, precisam dessa contribuição do Sintep, porque nós, como profissionais da educação reunidos de forma organizada enquanto categoria, podemos trazer essa visão de quem está de dentro nesse processo, porque o sindicato é formato por trabalhadores, muitos deles, na ativa, atuando dentro das salas de aula, no chão da escola. Então, nós somos os primeiros a valorizar os processos de formação continuada e contribuir com os debates, que podem, inclusive, resultar em políticas públicas e projetos que venham a melhorar a educação pública num contexto geral”, disse.

Reprodução

Assembleia Geral Extraordinária

Já na terça-feira (31), a categoria que atua no município de Aripuanã, está convocada a participar da Assembleia Geral do Sintep, que irá debater a mini Reforma da Previdência implementada em Mato Grosso pelo governo Mauro Mendes, e que tanto impactou no bolso dos servidores públicos, em especial dos aposentados e pensionistas; e ainda os regimes de Previdência Geral, Estadual e Municipal.

Outros itens também integram os debates da Assembleia:

-Recomposição da Diretoria da Subsede de Aripuanã;

-Apresentação e Aprovação da Pauta de Reivindicações;

-Eleições dos Representantes das Unidades Escolares –RUEs.

A reunião será realizada no Auditório Dadanellos, a partir das 8h.