Sintep-MT participa de Ato no dia do Servidor Público contra Reforma Administrativa

Projeto de Emenda Constitucional nº 32 é um risco para os serviços e trabalhadores públicos

Publicado: 28/10/2022 21:35 | Última modificação: 28/10/2022 21:35

Sintep-MT manifesta indignação em ato contra PEC 32

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) participou nesta sexta-feira (28/10), de ato simbólico no Dia do Servidor Público, contra o Projeto de Emenda Constitucional nº 32, da Reforma Administrativa. O ato chamado pelas centrais sindicais, em destaque a Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso, a qual o sindicato é filiado, aconteceu na Praça Ipiranga, centro da capital, e fez o alerta contra o desmonte dos serviços públicos e ataque aos direitos dos servidores.

O presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, destacou a importância da categoria dos trabalhadores da educação estar presente na mobilização, como forma de demonstrar o descontentamento com a “famigerada” proposta de emenda constitucional. O dirigente lembrou o enfrentamento já feito contra a medida em 2021.  “Ela parou e agora volta como uma das principais bandeiras do bolsonarismo, e daqueles que querem reduzir o serviço público à pó”, destacou.

Valdeir Pereira, presidente do Sintep-MT

Valdeir Pereira afirma que a Reforma da Administrativa é uma medida que busca privilegiar algumas pessoas, em detrimento da maior parte da população brasileira, que depende dos serviços públicos, como Escolas, Saúde, Assistência Social e outros. “Essa Reforma atingirá diretamente a Educação, com o corte de Concurso Público, precariza o trabalho e os salários, colocando os contratados como regra de acesso ao serviço público”, afirmou.

Segundo Valdeir, a estratégia de deixar passar a boiada já teve início em Mato Grosso com o aliado de Bolsonaro, o governador Mauro Mendes. Os cortes nos direitos das carreiras dos servidores do estado, sem Concurso Público, calote de quatro anos da RGA integral, descumprimento das leis de carreira, terceirizações no serviço público, desmonte da Previdência, com confisco das aposentadorias. Além do recente anúncio de valorização na educação, mediante avaliação de desempenho. “Nada é tão ruim que não possa ser piorado”, lembra o presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira.

Francisco Alves
Panfletos foram distribuidos elencando os prejuízos da Reforma Administrativa  para os trabalhadores e população

As medidas de Mauro Mendes são doses homeopáticas diante do que virá com a PEC -32. A Reforma Administrativa proposta, altera a lógica do Estado (Nação) como provedor de políticas sociais, do bem coletivo e, sem vínculo com os interesses dos governantes de plantão. A PEC começa por trazer empresas privadas, cujo objetivo é o lucro, para usufruírem dos recursos públicos, fruto dos impostos pagos pelos cidadãos.

O ato reuniu diferentes segmentos dos servidores públicos, estadual, federal e municipal. Co, participação de representantes do Sintep-MT de várias regionais do estado.

Confira mais fotos no facebook do Sintep-MT