Sintep-MT mobiliza profissionais de Chapada dos Guimarães para agenda de lutas
Dirigentes da central realizam reunião para organizar atividades da agenda de lutas
Publicado: 14/06/2024 18:28 | Última modificação: 14/06/2024 18:28
Escrito por: Roseli Riechelmann
A reunião realizada pelo Sintep-MT (Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso) ontem (13) em Chapada dos Guimarães teve sala cheia, com participação de mais de 50 profissionais da educação da rede estadual. Na oportunidade os dirigentes apresentaram a agenda de mobilização para os meses de junho, julho e agosto.
O presidente da subsede do Sintep/Chapada dos Guimarães, Ladebrair Xavier destacou a disposição da categoria para os enfrentamentos. “Os educadores de Chapada estão dispostos a lutar pela valorização”, afirmou, destacando a sobrecarga de trabalho, as exigências de formação por meio de plataformas, cada vez mais desumanizadas, robotizadas.
Segundo o dirigente municipal o público só não foi maior devido a agenda pedagógica realizada em uma das unidades. Estiveram presentes os trabalhadores ativos e aposentados, com representações de todos os segmentos da carreira.
O presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, presente na reunião, fez a análise de conjuntura reafirmando as intenções da série de medidas que desmontaram anos de conquistas da classe trabalhadora; Reforma do Ensino Médio, Terceirização, Reforma Trabalhista e Reforma Previdenciária. Esta última, mais severa em Mato Grosso, com a implementação do confisco dos salários dos aposentados e pensionistas.
Segundo Valdeir Pereira, a pressão sofrida nas escolas, a sobrecarga de trabalho advinda do excesso de formações, cumprimento de metas e a disputa colocada pela Gratificação por Resultados (GR) integra todo esse desmonte das políticas de direitos dos trabalhadores. “A educação pública é uma fonte de recursos cobiçada pelos empresários, para isso é fundamental atacar os direitos, a carreira, que asseguram a valorização e o investimento nos profissionais e na escola pública e gratuita”, esclarece.
A reunião teve também a participação do diretor regional, Ricardo Assis, que tratou sobre a agenda do Sindicato, começando pelas manifestações nos órgãos de governo, que ocorrem até 28 de junho, seguida do Arraiá da Resistência, em comemoração aos 59 anos do Sintep-MT, dia 29 de junho.
Também foi destaque o acampamento que ocorrerá entre 15 a 19 de julho em defesa das pautas prioritárias, e, o Conselho de Representantes, dias 10 e 11 de agosto, que fará o balanço das mobilizações e a assembleia geral dia 12 do mesmo mês.
Para o secretário de Finanças do Sintep-MT, Orlando Francisco, a participação significativa dos profissionais da educação de Chapada dos Guimarães nesta reunião revelou a disposição da categoria para o enfrentamento às medidas que retiram direitos conquistados.