Sintep-MT ministra palestra a trabalhadores de Poconé sobre recursos do Fundeb


O secretário de Redes Municipais do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), Henrique Lopes, esteve nesta segunda-feira (24), no município de Poconé, para fazer esclarecimentos à categoria sobre o que diz a legislação federal no que diz respeito ao uso dos recursos do Fundeb.

Publicado: 25/01/2022 18:24 | Última modificação: 25/01/2022 18:24

Escrito por: Assessoria/Sintep-MT

Sintep-MT

O dirigente sindical realizou uma palestra apresentando dados que envolvem gastos da prefeitura com a folha de pagamento na educação e os recursos provenientes do Fundeb. “Nós recebemos essa demanda dos trabalhadores do município e viemos contribuir com informações relevantes. Após o que discutimos nesse encontro, os companheiros vão se reunir com o prefeito novamente para ter novos esclarecimentos da gestão sobre como foram empregados esses mais de 15 milhões provenientes do Fundo para o município”, disse Henrique.

Sintep-MT

O Diretor da Regional Oeste 1, do Sintep-MT, Ricardo de Assis, ressaltou a importância de que os trabalhadores estejam munidos de informações. “O companheiro Henrique veio ao município de Poconé a convite do Sindicato dos Servidores municipais, como uma prova de que Sintep-MT tem como premissa atuar na defesa da categoria de modo geral. Nessa reunião ele fez um detalhamento desses meandros que definem o uso da verba do Fundeb por parte das prefeituras e sobre como fica a questão do rateio quando há sobras”, disse.

Sintep-MT
Henrique Lopes, Secretário das redes municipais do Sintep-MT

O secretário de Redes Municipais do Sintep-MT, Henrique Lopes, já visitou todos os municípios da baixada cuiabana fazendo esclarecimentos sobre o Fundeb, rateio e sobre o redimensionamento. “Esse trabalho é importante para alertar aos companheiros de que a categoria precisa estar atenta sobre o conjunto de receitas que são disponibilizadas para manter e desenvolvimento do Ensino, confirme prevê o Artigo 212 da Constituição Federal. Os trabalhadores precisam acompanhar se os repasses desses recursos estão sendo feitos periodicamente conforme determina o Artigo 69 da lei de diretrizes e bases da educação nacional e se esses recursos estão sendo gastos conforme manda o artigo 70 e 71 da LDB”, declarou Henrique Lopes.

Sintep-MT
Ricardo de Assis,Diretor da Regional Oeste 1