Sintep-MT levará pautas por soberania e valorização da educação ao Grito dos Excluídos
Educadores participam do ato no 7 de Setembro em Cuiabá com reivindicações como recomposição salarial, justiça fiscal, melhores condições de trabalho e defesa da democracia.
Publicado: 03/09/2025 17:56 | Última modificação: 03/09/2025 17:56
Escrito por: Roseli Riechelmann

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) participará da 31ª edição do Grito dos Excluídos, no dia 7 de setembro, levando à manifestação reivindicações por soberania, renda justa e valorização dos profissionais da educação pública estadual. A tradicional mobilização nacional acontecerá em Cuiabá, na Praça Cultural do bairro Jardim Vitória, a partir das 7h30.
Em 2025, o Grito dos Excluídos terá como tema central será: “Cuidar da Casa Comum e da Democracia é luta de todo dia”. O movimento propõe um dia de reflexão, reivindicação e luta por uma sociedade mais justa e solidária.
Com esse propósito, o Sintep-MT e a Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso (CUT-MT) apresentarão pautas fundamentais para o alcance da justiça social. Entre os temas abordados, destaca-se a cobrança do pagamento da Revisão Geral Anual (RGA) pelo Governo do Estado, que acumula uma defasagem de 19,52%.
“É inviável que um estado rico como Mato Grosso, com um dos maiores PIBs (Produto Interno Bruto) do país, empobreça seus servidores públicos. A RGA tem sido sistematicamente negada durante toda a gestão de Mauro Mendes, o que resulta em perda do poder de compra”, afirma o presidente do Sintep-MT e CUT-MT, Henrique Lopes.
Mobilização
Além das pautas locais, os educadores também apoiarão as reivindicações nacionais articuladas pela CUT, que incluem: a defesa da soberania nacional; taxação dos super-ricos; isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil; e o fim da escala de trabalho 6x1.
Segundo Henrique Lopes, essas pautas nacionais dialogam diretamente com as necessidades da classe trabalhadora. “No caso da educação, por exemplo, a isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil equivale a um 14º salário no fim do ano”, afirma.
O Grito dos Excluídos tem como objetivo dar visibilidade às populações historicamente excluídas da sociedade. No Dia da Independência, as manifestações populares reforçam o protagonismo do povo na luta por direitos e dignidade.
Serviço
O quê- Mobilização 7 de Setembro
Quando- Domingo (7/09), às 7h30
Onde - Praça Cultural do bairro Jardim Vitória - Cuiabá
Presidente do Sintep-MT, Henrique Lopes, fala sobre ato no dia 7 de Setembro