Sintep-MT leva para as ruas a defesa incondicional por Concurso Público na educação estadual

Os seis anos sem concurso na rede estadual promove a descontinuidade dos projetos educacionais nas unidades escolares

Publicado: 25/04/2023 16:06 | Última modificação: 25/04/2023 16:06

Sintep-MT

Dentro do dia de mobilização nacional da educação, o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) traz como defesa a realização de Concurso Público. Há mais de seis anos o governo do estado não realiza Concurso Público, desrespeitando, inclusive, a própria Constituição Federal (artigo 37, II) e sucateando a educação pública pela descontinuidade dos projetos educacionais nas unidades escolares.

Para os dirigentes do Sintep-MT, ao invés de realizar Concurso Público, o governo Mauro Mendes tem optado por sobrecarregar os profissionais da educação efetivos (docentes e funcionários de escola) com ampliação da jornada de 30 para 40 horas e aumento das tarefas. Além de ampliar o número de contratos precários nas escolas.

De acordo com o sindicato, mesmo desestruturando os fundamentos básicos da política educacional, o governo reafirma, em discurso, que as medidas visam melhorias na qualidade da educação e prometem ampliar os índices educacionais nos próximos dez anos. As afirmativas têm sido contestadas de forma recorrente pelo Sintep-MT, que aponta como principal objetivo da gestão Mauro Mendes o descompromisso com a carreira e a desvalorização salarial, além de medidas privatistas que transferem os recursos públicos para a iniciativa privada, como é o caso das empresas de contratos terceirizadas.

Fonte: Gov.MT

“O grande número de contratos na rede estadual promove desgaste e ruptura do projeto pedagógico, já que todos os anos a equipe das escolas é refeita. A falta de vínculo só agrava ainda mais o processo de atribuição, que todos os anos é refeito e nem sempre com base na necessidade da escola. O sistema é cego ele não tem como avaliar as contratações sem que ocorra a efetivação das matrículas, com isso, chega março e os professores não estão atribuídos, pois, muitos pais ainda não fizeram a matrículas dos filhos. O concurso público é fundamental”, destaca o professor e secretário adjunto de Políticas Educacionais do Sintep-MT, Gilmar Soares.

Para a secretária de Políticas Educacionais do Sintep-MT e da Confederação Nacional dos Trabalhadores (CNTE), Guelda Andrade, a qualidade da educação tão desejada por todos depende de valorização com dedicação exclusiva do profissional da educação numa única escola e planejamento coletivo para assegurar a continuidade pedagógica. Por isso a nossa defesa incondicional pelo Concurso Público”, concluiu.