Sintep-MT intervém e reverte erro da DRE de atribuição de aulas em Várzea Grande
A professora foi surpreendida com aviso de distrato, com a alegação de não estar atribuída, mesmo depois de quase um mês trabalhando na sua função
Publicado: 14/04/2025 18:14 | Última modificação: 14/04/2025 18:14
Escrito por: Lina Obaid

Após receber denúncia de falha na atribuição de aulas de uma profissional da educação, o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), acompanhou a educadora Verady Auxiliadora Ribeiro, garantindo sua vaga de Profissional de Apoio Pedagógico (PAP) na Escola Estadual Domingos Savio Brandão Lima, em Várzea Grande, na última sexta-feira, 10/04.
A educadora que atua há mais de 20 anos na educação, já estava atribuída desde dia 13 de março, mas foi surpreendida com um aviso de desligamento por “falta de atribuição”, no dia 10/04, da parte da Diretoria Regional de Educação Metropolitana (DME).
Diante do ocorrido, a professora procurou o Sindicato, para auxiliá-la na busca por seus direitos. Na tarde de sexta-feira, 11/04, a direção do Sintep-MT, representada na pessoa da vice-presidente, Leliane Borges, acompanhou Verady até a DRE para pedir explicações.
.jpeg)
“As atribuições podem ser solicitadas para vagas de níveis diferentes pelo mesmo servidor e isso não aparece de fora automática no sistema para nós, o que muitas vezes gera duplicidade. E neste caso, ocorreu uma retificação e o sistema acabou abrindo novamente para atribuição, acolhendo aqueles que manifestaram interesse ou que se encaixam nos requisitos, gerando o distrato da servidora, mas como não houve nenhuma baixa por parte da servidora, nós vamos retificar novamente, devolvendo a atribuição original para a profissional, de imediato”, esclareceu o responsável pelo atendimento na DME.
O agravante da situação, foi a falha na comunicação com o servidor. “A gente já está atribuído e está trabalhando. Não temos como ficar olhando celular e e-mail toda hora, enquanto estamos em sala de aula”, reforçou Verady.

A vice-presidente do Sintep-MT e da subsede de Várzea Grande, Leliane Borges destaca a importância de que os profissionais busquem ajuda e acolhimento no sindicato ao menor sinal de injustiça. “Esta situação foi uma clara falta de comunicação e descaso com os educadores, mas nós do Sintep-MT estamos aqui para auxiliar todos os trabalhadores e trabalhadoras que procurarem o sindicato, pedindo que não se calem, ou deixem sucumbir seus direitos. E a entidade sindical está aqui para acolher, apoiar e irmos à luta juntos”, frisou.