Sintep-MT intensifica luta com lideranças municipais contra desmonte dos serviços públicos

Publicado: 12/02/2021 16:39 | Última modificação: 12/02/2021 16:39

Sintep/MT

A direção da regional Oeste I, do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) - Baixada Cuiabana, realizou ontem (12.02), no município de Barão de Melgaço, o primeiro encontro com lideranças e representantes de movimentos sociais e entidades organizadas. O objetivo foi construir um diálogo qualificado sobre as Reformas nacionais e os impactos nos municípios e na vida das pessoas. A atividade terá outras edições nos demais municípios.

O diretor regional do Sintep/MT Baixada Cuiabana, Ricardo Assis, com a parceira dos dirigentes da subsede do Sintep de Barão de Melgaço, reuniu vereadores eleitos em 2020, representantes de entidades classistas como Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Sindicato Rural e lideranças ribeirinhas. “Nossa proposta é dialogar com essas lideranças, como o caso dos vereadores, para tratar sobre educação e os impactos que as medidas nacionais, têm sobre as políticas municipais e o comprometimento nos direitos dos servidores públicos, trabalhadores da educação e na população de modo geral”, destacou.

Segundo Ricardo Assis, a educação ganhou aliados nas Câmara Municipais nas eleições de 2020, e por isso a interlocução sobre as Reformas Nacionais – Emenda Constitucional nº 95 (PEC dos Gastos), Reforma da Previdência, Reforma do Ensino Médio e a Reforma Administrativa, em curso – é fundamental para construir resistência, frear o desmonte da Educação Pública e dos direitos dos trabalhadores da educação da rede municipal.

Na primeira reunião com as lideranças municipais da Baixada Cuiabana, o debate foi conduzido pelo dirigente estadual do Sintep/MT e presidente da CUT-MT, Henrique Lopes. Na oportunidade, destacou a importância desse diálogo no processo de construção e articulação da luta dos trabalhadores da educação, na defesa de direitos e interesses da educação pública. “Foi importante poder contribuir com os vereadores que vão atuar com as questões ligadas à educação pública municipal. Os esclarecimentos sobre as leis da educação, Piso Salarial, Carreira e Reformas Federais, ajudarão na construção de políticas que assegurem os direitos e as defesa da categoria”, disse.

Vereador eleito em 2020, Adelson Domingos da Silva, professor Dedé, destacou a relevância da atuação dos representantes do Sintep/MT nos debates apresentados. Segundo o professor Dedé, o Sindicato debate as ameaças aos profissionais da educação e mostra meios para resolver os problemas. “Agora mesmo estamos tratando a questão da nossa perda salarial em nosso plano de carreira (município) que o debate ajuda a resolver”, disse.

Para o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Barão de Melgaço, Alex Catarino Leite, que participou da atividade, a reunião elucidou sobre a postura do executivo municipal que acompanhou as instruções do governo federal. Segundo ele, foi esclarecedor, principalmente, sobre o descumprimento dos direitos dos servidores, no que se refere aos direitos e progressões do Plano de Cargo Carreira e Salários (PCCS), suspensos durante a pandemia.

A atividade terá outras edições nos demais municípios da regional Oeste I, que reúne além de Barão de Melgaço, Poconé, Nossa Senhora do Livramento, Chapada dos Guimarães, Acorizal, Jangada, Santo Antônio de Leverger, Várzea Grande  e Cuiabá.

Confira as fotos no facebook do Sintep de Luta

Fonte: Sintep-MT