Sintep-MT integra Fórum de Saúde do Trabalhador criado pela Superintendência Regional do Trabalho

Coletivo atuará em rede para prevenção e cuidados às ocorrências de risco à saúde dos trabalhadores, também com olhar para as escolas públicas

Publicado: 11/10/2023 16:54 | Última modificação: 11/10/2023 16:54

REPRODUÇÃO
Representante do Sintep-MT, Maria Luiza Zanirato, e o auditor fiscal do Trabalho, Sílvio Teixeira, integrantes do Fórum Intersetorial de Saúde do Trabalhador na defesa pela saúde e segurança no trabalho

A Saúde na Escola ganhou reforço em Mato Grosso a partir da instalação do Fórum Intersetorial de Saúde do Trabalhador (FIST-MT) lançado ontem (10/10), Dia Nacional de Saúde e Segurança na Escola. A iniciativa da Superintendência Regional do Trabalho, de Mato Grosso (SRT-MT) recebeu apoio do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), bem como de entidades como o Ministério Público do Trabalho, Centro de Referência Regional de Saúde do Trabalhador (Cerest), entre outros.

Na primeira reunião oficial do FIST-MT, realizada na data em que se comemora a prevenção e saúde nas escolas, foram engatilhados os trabalhos em rede a serem desenvolvidos com a participação das entidades integrantes do Fórum. A primeira delas será levar para as unidades escolares orientações sobre a prevenção da saúde na comunidade escolar. Contudo, a atuação do FIST-MT é mais ampla e focada em outras áreas de segurança e saúde do trabalhador.

Segundo o auditor fiscal do trabalho, chefe da fiscalização na SRT-MT, Silvio José Sidney Teixeira, a Superintendência quer ampliar as atuações de prevenção à saúde para diferentes segmentos de trabalhadores. “Estudamos também integrar ao FIST-MT, membros representantes da Saúde, dos trabalhadores de Aplicativos, dos trabalhadores do agronegócio”, citou.

1ª Campanha Nacional de Incentivo à CIPA Escolar

Nesse primeiro momento, o foco das ações do Fórum será a Educação. A proposta é levar para as escolas orientações sobre cuidados e prevenção à saúde divulgando a 1ª Campanha Nacional de Incentivo à CIPA Escolar (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, Doenças e Violências na Escola),acesse gov.br/segurancaesaudenasescolas. Realizada nacionalmente, a campanha trabalhara com os diferentes segmentos da educação (Fundamental 1 e 2, Ensino Médio, e Educação de Jovens e Adultos) com a promoção de concurso de desenho, frases e redações sobre o tema e como premiação terá celular, tablet e notebook.

“A ideia é integrar a política de prevenção à saúde nas escolas por meio de atividades pedagógicas que despertem nos estudantes e na comunidade escolar práticas de promoção ao bem estar, segurança e qualidade de vida de todos”, esclarece a dirigente do Sintep-MT, integrante do coletivo de Saúde na Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e representante do Sintep-MT, no FIST-MT, Maria Luiza Zanirato.

O programa de Saúde nas Escolas é uma forma de organizar a comunidade escolar para difundir, fiscalizar e prevenir riscos à saúde física e mental coletiva no ambiente escolar. A atuação da CIPA consiste, entre outros, de trabalhar meios de combater o bullying, desrespeito e agressão aos professores, violência estudantil, além, é claro de proporcionar um ambiente menos hostil e de risco a saúde física e psicológica dos trabalhadores.

Dados divulgados pela campanha nacional, a partir de registros do Data SUS, revelam que apenas em 2022, 210.900 casos de internações provocadas por causas externas foram registrados entre pessoas de 0 a 19 anos. Mais ainda, 11.750 casos de jovens entre 15 a 19 anos, vítimas de agressões, bullying, violência estudantil e desrespeito e agressões à professores/as.